Prefeitura planta 600 mudas de árvores nesta semana em Volta Redonda

Prefeitura planta 600 mudas de árvores nesta semana em Volta Redonda

Espécies nativas da Mata Atlântica estão sendo plantadas no zoológico, em escolas e espaços públicos, através do Programa de Arborização Urbana e Paisagismo

 

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SMMA), iniciou nesta semana o plantio de mais 600 mudas de árvores pela cidade. A Ação faz parte do Programa de Arborização Urbana e Paisagismo de Volta Redonda, que tem a meta de promover o plantio de 30 mil mudas de árvores nativas da Mata Atlântica até o final deste ano.

 

Nesta quinta-feira, dia 25, as equipes da SMMA promoveram o plantio de mudas no Zoológico Municipal (Zoo-VR), que foi totalmente reformado. O espaço está recebendo espécies de árvores adequadas e nativas da Mata Atlântica, como Pau Formiga, Ipê Dourado, Ipê Tabaco, Angico, Caroba, Cambuci, Cambucá, Fruto de Quati, Angico Vermelho. Os próximos pontos que receberão o plantio serão a Escola Municipal Rubens Machado e uma praça do bairro Vale Verde.

 

“Nesta semana, avançamos nas obras do Jardim Botânico e estamos dando continuidade ao plantio de árvores. Volta Redonda está se tornando cada vez mais verde, com a reforma do Parque do Ingá e do zoológico, além da implantação do Parque Natural Municipal e outro na entrada da cidade. Mesmo durante a pandemia, o trabalho não para”, afirmou o prefeito Samuca Silva.

 

A secretaria já concluiu o plantio de aproximadamente 400 árvores no futuro Parque Natural Municipal, que está sendo construído em uma área de um milhão de metros quadrados de áreas florestais, próximo à Rodovia dos Metalúrgicos. A via principal recebeu cerca de 50 mudas de cássias rosas. Na Rodovia BR-393, as equipes plantaram algumas mudas de árvores como Ipê Roxo e Ipê Branco, que foram intercaladas com aproximadamente 30 mil flores em um percurso de aproximadamente 4 km do trecho municipalizado da via.

 

De acordo com a SMMA, toda a verba destinada ao plantio é originada de multas de compensação ambiental. Através do programa de arborização já foram plantadas em área urbana cerca de 8 mil mudas nativas da Mata Atlântica, todas da região e indicadas para arborização urbana, seguindo padrões de plantio para a cidade. No total, serão aproximadamente 400 km de vias arborizadas.

 

Secom/VR

 

Leia também: