Barra Mansa promove encontro para debater relações étnico-raciais junto à Segurança Pública

Barra Mansa promove encontro para debater relações étnico-raciais junto à Segurança Pública

Conversa entre Gerência de Promoção da Igualdade Racial (GEPIR), representantes das polícias Civil e Militar e Guarda Municipal aconteceu nesta quarta-feira, 23, na Câmara de Dirigentes Lojistas de Barra Mansa (CDL)

 

A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Gerência de Promoção da Igualdade Racial (GEPIR), realizou nesta quarta-feira, 23, uma palestra na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município, com o intuito de difundir entre as autoridades de Segurança Pública, representadas pela Guarda Municipal e polícias Militar e Civil, assuntos referentes à igualdade racial e políticas públicas voltadas à população afrodescendente.

 

Também estavam presentes no evento, a gerente de Promoção da Igualdade Racial, Deviane Costa, o comandante da 2ª CIA do 28º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Capitão Videira, a presidente do Conselho Municipal de Promoção de Políticas de Igualdade Racial, Silvana Almeida de Carvalho, e a assistente social Isabela Chaves, que ministrou a palestra. A capacidade de público foi limitada por conta da pandemia. Foi respeitado o distanciamento entre os presentes, o uso obrigatório de máscara e disponibilização de álcool gel 70%.

 

A gerente de Promoção da Igualdade Racial, Deviane Costa, ressaltou o êxito do encontro. “É gratificante podermos reunir as forças de segurança do município para aprender sobre racismo estrutural, sobre a construção da nossa sociedade, e, principalmente, ter reações tão positivas do público participante, como tivemos”, relatou Deviane.

 

O comandante da 2ª CIA do 28º Batalhão de Polícia Militar (BPM) em Barra Mansa, Capitão Videira, frisou a importância do debate. “Foi uma palestra excelente que trouxe conhecimento para todos, sendo o objetivo alcançado”, ressaltou Videira.

 

A presidente do Conselho Municipal de Promoção de Políticas de Igualdade Racial, Silvana Almeida de Carvalho, destacou o encontro como um marco para a cidade. “O município de Barra Mansa, mais uma vez, acerta na política de igualdade racial quando estabelece essa parceria com as polícias. Isso evidencia que a cidade é referência, não somente a nível regional, como nacional”, salientou Silvana.

 

A assistente social e palestrante Isabela Chaves enalteceu a oportunidade de dialogar sobre as pautas. “Esse momento, de ter com a Segurança Pública uma conversa sobre as estruturas e as relações étnico-raciais, é extremamente importante. Agradeço o espaço para falar sobre”, destacou Isabela.

Leia também: