Pular para o conteúdo

Volta Redonda Volta Redonda

Centro Dia para Idosos com Alzheimer e Familiares de Volta Redonda é premiado pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia

Iniciativa pioneira da prefeitura foi selecionada em primeiro lugar pela entidade como ‘experiência exitosa no cuidado com indivíduos de 80 anos ou mais’ A Prefeitura de Volta Redonda conquistou o primeiro lugar em seleção de experiências exitosas em geriatria e gerontologia para idosos com 80 an...

Por Redação
Compartilhe

Iniciativa pioneira da prefeitura foi selecionada em primeiro lugar pela entidade como ‘experiência exitosa no cuidado com indivíduos de 80 anos ou mais’

A Prefeitura de Volta Redonda conquistou o primeiro lugar em seleção de experiências exitosas em geriatria e gerontologia para idosos com 80 anos ou mais com o Centro de Atendimento para Pessoa Idosa com Alzheimer e Familiares – Centro Dia Synval Santos.

Iniciativa pioneira da prefeitura foi selecionada em primeiro lugar pela entidade como ‘experiência exitosa no cuidado com indivíduos de 80 anos ou mais’

A Prefeitura de Volta Redonda conquistou o primeiro lugar em seleção de experiências exitosas em geriatria e gerontologia para idosos com 80 anos ou mais com o Centro de Atendimento para Pessoa Idosa com Alzheimer e Familiares – Centro Dia Synval Santos. O reconhecimento veio da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), que abriu espaço para que instituições inscrevessem seus programas, e escolheu os três melhores para serem apresentados no 12º Congresso Sul-Brasileiro de Geriatria e Gerontologia (CSBGG) – 2022, que acontece entre os dias 28 a 30 de julho, em Florianópolis, Santa Catarina.

A inscrição para participar da seleção foi em maio e o resultado divulgado no último dia 15 de junho. A diretora do Departamento de Proteção Especial Social da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac), Denise Alves de Carvalho, afirmou que três programas foram selecionados. “Ficamos em primeiro lugar e somos o único programa público selecionado. Os demais são da iniciativa privada: ação de prevenção para idosos, de fisioterapeutas do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio, em Itu, São Paulo; e o modelo assistencial, da Unimed Belo Horizonte”, contou Denise.

O prefeito Antônio Francisco Neto lembra que o Centro Dia para Idosos com Alzheimer e Familiares, inaugurado em 2014, em seu quarto mandato como prefeito de Volta Redonda, é uma iniciativa pioneira. “Somos o único serviço público voltado para idosos com Alzheimer e seus familiares da América Latina. Agora, temos o reconhecimento da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia que coloca o município, definitivamente, como referência para os demais no cuidado com os idosos”, afirmou Neto, lembrando que, em 2021, reinaugurou o espaço, que foi totalmente reconstruído para receber os usuários.

A apresentação “Centro Dia para Idosos com Alzheimer e Familiares: Uma realidade na Assistência Social” no congresso será no dia 29 de julho, a partir das 17h. Denise terá a companhia da coordenadora do Centro de Alzheimer, a psicóloga Danielle Freire; e da presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDDPI), Kátia Silvério. Todas profissionais envolvidas com o trabalho do Centro de Alzheimer desde a concepção da ideia.

Danielle está orgulhosa pelo reconhecimento da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, que com esta oportunidade, destaca o mérito dos envolvidos e incentiva às experiências transformadoras na gestão do cuidado com idosos com 80 anos ou mais.

“Além de oferecer atendimento qualificado e continuado, através de estimulação aos idosos com a doença de Alzheimer, o centro fornece orientação, escuta, acolhimento e acompanhamento das famílias, reduzindo a sobrecarga natural que a doença causa. Essas ações impactam na qualidade de vida da família e do usuário”, falou

Centro Dia para Idosos com Alzheimer e Familiares

O Centro Dia fica na Rua 548, número 101, Jardim Paraíba, ocupando uma área construída de 870 metros quadrados. A unidade possui dois andares com: recepção, três salas de atividades, duas salas de repouso (com TV, lavabo e banheiros adaptados), sala de acolhimento, sala da diretoria e equipe, sala para equipe de apoio, cozinha, refeitório, área de convivência coberta, área para caminhada, área externa, banheiros masculino e feminino adaptado e auditório para 50 pessoas, recepção, entre outras.

O local tem capacidade para atender até 100 pessoas, que serão acompanhadas por uma equipe multidisciplinar. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, e os idosos são atendidos duas vezes por semana. O objetivo é promover a convivência e ampliar as relações sociais, evitando o isolamento social e a sobrecarga familiar. As atividades coletivas são coordenadas por assistente social, psicólogo, educador físico e fisioterapeuta. O serviço ainda fornece cinco refeições ao dia e prevê transporte gratuito para os idosos, seguindo critérios de inclusão e necessidade das famílias.

Entre as oficinas desenvolvidas no local estão: sócio-ocupacionais e do movimento (com terapeuta ocupacional, fisioterapeuta e educadores físicos e social); música, memória, linguagem, comportamento e atividade da vida diária, com objetivo de preservar a qualidade de vida, autonomia e independência dos usuários; lúdica, aeróbica que trabalha a parte muscular e de socialização entre eles; trabalho em grupo para manutenção do tônus muscular, alongamento, movimentos com cadência para funcionalidade junto com a socialização.

 

Foto: Cris Oliveira- Secom/PMVR



Compartilhe

Mais notícias de Volta Redonda

Ver mais