Secretaria de Saúde de Volta Redonda padroniza requisições de exames laboratoriais
Usuários da rede municipal devem procurar unidades solicitantes para adequar os pedidos; medida otimiza os processos de controle e avaliação da prestação do serviço A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Volta Redonda, por meio do Departamento de Controle, Regulação, Avaliação e Auditoria (DCRA...
Usuários da rede municipal devem procurar unidades solicitantes para adequar os pedidos; medida otimiza os processos de controle e avaliação da prestação do serviço
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Volta Redonda, por meio do Departamento de Controle, Regulação, Avaliação e Auditoria (DCRAA), criou um protocolo que padroniza as requisições de exames laboratoriais como análises clínicas, imunohistoquímica, histopatológico, entre outros, no município.

Usuários da rede municipal devem procurar unidades solicitantes para adequar os pedidos; medida otimiza os processos de controle e avaliação da prestação do serviço
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Volta Redonda, por meio do Departamento de Controle, Regulação, Avaliação e Auditoria (DCRAA), criou um protocolo que padroniza as requisições de exames laboratoriais como análises clínicas, imunohistoquímica, histopatológico, entre outros, no município. A medida atende os princípios da administração pública no que se refere à economicidade, transparência e eficiência na gestão dos recursos orçamentários.
De acordo com a diretora do DCRAA, Sheila Rodrigues Dias Filgueiras, a adoção de condutas que promovam a qualificação dos processos de trabalho favorecem o controle, a regulação e a avaliação da prestação do Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT). A modalidade, ofertada nas unidades de saúde e responsável pela realização de exames complementares das linhas de cuidado da Atenção Básica e da Atenção Especializada, apoia um diagnóstico mais assertivo.
“Com a implantação, no início do mês de março, do novo serviço de medicina diagnóstica, que passou a ser feito por empresa contratada após processo de licitação, a urgência na padronização das requisições se fez necessária. Por isso, pedimos a todos os usuários que estiverem com o pedido de exames rasurado, sem data, sem indicação clínica, sem preenchimento do cabeçário ou qualquer outra irregularidade, que procure a unidade de saúde solicitante para adequar a requisição”, explicou Sheila.
Ela acrescentou que também não serão aceitos pedidos de exames de caráter ambulatorial solicitado pela rede de urgência e emergência. “Todas estas unidades contam com laboratório ou têm um fluxo interno próprio definido”, avisou a diretora do DCRAA, lembrando que as novas normas entram em vigor no próximo dia 1º de abril, sexta-feira.
Serviço
O novo laboratório, que funciona agora na Rua Deputado Geraldo Di Biase, nº 174, ao lado do UGB (Centro Universitário Geraldo Di Biase), no Aterrado, só vai aceitar o pedido de acordo com o padrão definido pela SMS. O documento deve ter a data da requisição e prazo de validade de 30 dias, cabeçário com nome completo do usuário e da unidade solicitante, assinatura e carimbo do médico, Cartão SUS do usuário, ser preenchida pelo profissional solicitante, apresentar justificativa clínica e conter até dez tipos de exames.
Foto: Secom/PMVR






