Pular para o conteúdo

Volta Redonda Volta Redonda

Serviço Família Acolhedora promove capacitação para voluntários em Volta Redonda

Capacitação conta com noções jurídicas e aspectos psicológicos e sociais relacionados ao acolhimento A Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac) de Volta Redonda, por meio do Serviço Família Acolhedora, está realizando mais uma capacitação voltada para famílias voluntárias cadastradas.

Por Redação
Compartilhe

Capacitação conta com noções jurídicas e aspectos psicológicos e sociais relacionados ao acolhimento

A Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac) de Volta Redonda, por meio do Serviço Família Acolhedora, está realizando mais uma capacitação voltada para famílias voluntárias cadastradas.

Capacitação conta com noções jurídicas e aspectos psicológicos e sociais relacionados ao acolhimento

A Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac) de Volta Redonda, por meio do Serviço Família Acolhedora, está realizando mais uma capacitação voltada para famílias voluntárias cadastradas. São cinco encontros, e o primeiro deles aconteceu no dia 8 deste mês. O encerramento será no próximo dia 22.

Entre os temas abordados durante a capacitação estão os conceitos, as diretrizes e as leis que dão garantias à Família Acolhedora; o que é proteção e vulnerabilidade; o perfil destas crianças e adolescentes; o perfil das famílias de origem e a função do acolher.

De acordo com a coordenadora do Serviço de Acolhimento Familiar em Volta Redonda, Ana Cláudia de Lima Domingues, essa é a 14ª turma de formação em Famílias Acolhedoras.

“Durante a capacitação preparamos as famílias para serem Famílias Acolhedoras. Cada vez que formamos famílias, aumentamos a possibilidade de realizar acolhimento familiar para as crianças e adolescentes que estão em acolhimento institucional”, destaca a coordenadora.

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o acolhimento familiar tem prioridade em relação ao acolhimento institucional, por ter caráter mais humanizado, num ambiente mais próximo de uma família, onde a criança pode ter também um acompanhamento individualizado.

“O acolhimento familiar traz impacto e benefícios na vida da criança. Percebemos nelas uma evolução no desenvolvimento, melhora da autoestima e no desempenho escolar, além de proporcionar segurança para a criança e o sentimento de pertencimento”, ressalta Ana Cláudia.

Para o secretário municipal de Ação Comunitária, Munir Francisco, esse é um passo muito importante para o voluntariado.

“Precisamos garantir a essa criança afastada do convívio familiar, e a essa família que se dispõe a recebê-lo, um acolhimento tranquilo, em ambiente capaz de minimizar os traumas sofridos, com respeito à individualidade da criança e o não julgamento à família de origem”.

O Serviço

O Serviço de Acolhimento Familiar é vinculado à Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac), e recebe inscrições de voluntários através do site da prefeitura (www.voltaredonda.rj.gov.br) ou pelo telefone 3339-9565.

O Acolhimento Familiar foi implantado em Volta Redonda em 2012, durante o terceiro mandato do prefeito Antonio Francisco Neto. Inicialmente, o equipamento estava ligado à Fundação Beatriz Gama (FBG), passando à gestão da Smac em 2015. A mudança ocorreu pelo serviço ser política pública, prevista na Política Nacional de Assistência Social do Governo Federal.

Desde a implantação, mais de 35 famílias do município foram capacitadas como Famílias Acolhedoras. Hoje, Volta Redonda conta com sete Famílias Acolhedoras. Além destas, mais três estão concluindo a formação e estarão aptas para o acolhimento.

O candidato precisa residir em Volta Redonda; ter mais de 25 anos; ter disponibilidade para participar do processo de formação e das atividades do serviço; não ter interesse em adoção; e possuir renda familiar.

Para mais informações, basta se dirigir à sede do Serviço Família Acolhedora, localizada na Secretaria Municipal de Ação Comunitária, no bairro Nossa Senhora das Graças (Rua Antônio Barreiros, nº 194), com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Foto: Divulgação Secom/PMVR



Compartilhe

Mais notícias de Volta Redonda

Ver mais