Notícias- Volta Redonda

Cemae volta com os atendimentos para pais e alunos da educação especial

Entre os serviços estão Atendimento Educacional Especializado e também psicologia, psicopedagogia, fonoaudiologia, entre outros

 

Nesta segunda-feira (1º), o Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (Cemae) de Barra Mansa retornou com os atendimentos nas suas unidades. A paralisação aconteceu devido à pandemia causada pela Covid-19. Atualmente são atendidos aproximadamente 800 alunos da educação especial, matriculados na rede de ensino do município, e também das escolas privadas.

 

No prédio central do Cemae são realizados atendimentos clínicos, com psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, entre outros profissionais. Já o Centro Educacional Vereador Carlos Campbell é voltado para o atendimento de alunos cegos ou de baixa visão e para a educação precoce de crianças em idade de creche e educação infantil.

 

Também retornará em breve a Oficina Profissionalizante Didi Coutinho, localizada no Parque da Cidade. O espaço oferece oficinas de artesanato, cozinha, costura, marcenaria e papel e reciclagem para alunos com mais de 17 anos e com deficiência intelectual.

 

Além dos locais já ofertados, o Cemae tem avançado para a conclusão das obras da Casa Azul, local que atenderá alunos com transtorno do espectro do autismo (TEA). O espaço contará com ambientes para Atendimento Educacional Especializado voltados para o alunado com TEA e seus familiares.

 

Nas escolas, o Cemae oferece a Sala de Atendimento Educacional Complementar, espaço para alunos do ensino regular com dificuldade de aprendizado, como também o Atendimento Educacional Especializado, serviço voltado para alunos com deficiência.

 

A coordenadora do Cemae, Sônia Coutinho, falou sobre a importância da retomada dos atendimentos. “Todo o retorno está pautado rigorosamente em cima do que foi pré-estabelecido pelo Comitê Municipal. Estamos atentos na organização dos espaços e dos atendimentos. A volta dos serviços ofertados pelo Cemae é fundamental para as famílias e alunos atendidos, aumentando a aprendizagem e autoestima deles. Muitas vezes eles só têm esses momentos de alegria, das oficinas e eventos. Essa pandemia foi muito prejudicial para os alunos e precisamos oferecer o nosso melhor para eles”.

 

Fotos: Larissa Vasques

 

Compartilhe
Pin It

 

Mais Volta Redonda

Protocolo de prevenção à evasão escolar é aplicado em Volta Redonda

Reunião entre representantes das secretarias de Educação e Ação Comunitária definiu fluxograma...

Read More ...

Volta Redonda realiza Festa do Trabalhador e reúne mais de cinco mil pessoas

Foram sorteados mais de 200 brindes aos presentes   Um dia de festa em Volta Redonda. Assim foi esta...

Read More ...

‘Distanciamento Social e Escolar e o Papel da Família com Filho Autista’ será tema de live na SmelTV nesta sexta-feira

Canal virtual da Secretaria de Esporte e Lazer de Volta Redonda completou um mês de criação com...

Read More ...

‘Escritura Fácil’ ultrapassa a marca de dois mil atendimentos

Prefeitura de Volta Redonda está realizando o maior programa de regularização fundiária do...

Read More ...

‘Fiscaliza VR’ atende mais de 22 mil ocorrências em um ano

Aplicativo permite que a população apresente suas demandas e acompanhe o andamento das...

Read More ...

Rua Pedro Maria Neto, 17/101 - Aterrado - 27.215-590 - Volta Redonda - RJ
Todos os direitos reservados - 2021
Guia Comercial Sul Fluminense
© 2009 / 2021 Guia Sul Fluminense - Desenvolvido por ABCMIX - 2021