Volta Redonda: projeto ‘Coluna Reta’ será apresentado no 4º Congresso Brasileiro de Escoliose
Evento será promovido pela Sociedade Brasileira de Escoliose. Implantado pela prefeitura em 2021, programa promove a prevenção e o tratamento/correção da
Evento será promovido pela Sociedade Brasileira de Escoliose. Implantado pela prefeitura em 2021, programa promove a prevenção e o tratamento/correção da escoliose idiopática pelo SUS
O projeto “Coluna Reta”, implantado pela Prefeitura de Volta Redonda em junho de 2021 – para prevenir e tratar/corrigir a escoliose idiopática pelo SUS (Sistema Único de Saúde) –, será destaque no 4º Congresso Brasileiro de Escoliose.
Evento será promovido pela Sociedade Brasileira de Escoliose. Implantado pela prefeitura em 2021, programa promove a prevenção e o tratamento/correção da escoliose idiopática pelo SUS
O projeto “Coluna Reta”, implantado pela Prefeitura de Volta Redonda em junho de 2021 – para prevenir e tratar/corrigir a escoliose idiopática pelo SUS (Sistema Único de Saúde) –, será destaque no 4º Congresso Brasileiro de Escoliose. O evento será promovido pela Sociedade Brasileira de Escoliose nesta semana – nos dias 7, 8 e 9 de junho –, em São Paulo, de forma híbrida (presencial e on-line).
O convite para a participação no congresso foi feito ao ortopedista especialista em coluna e idealizador do “Coluna Reta”, Juliano Coelho, por sua reconhecida trajetória e grande experiência na área da escoliose. O médico será o palestrante nacional do congresso. A iniciativa é inédita no Brasil e busca fornecer informações de qualidade, promovendo a educação e conscientização sobre a escoliose para pacientes, familiares, estudantes e profissionais.
O tema abordado será “Triagem para Escoliose”, com um workshop presencial de 30 minutos e participação na mesa redonda. A participação do ortopedista Juliano Coelho está prevista para ocorrer no próximo domingo (9), às 16h, com uma sessão de perguntas e respostas às 16h30.
Programa pioneiro no Brasil
O Projeto “Coluna Reta”, implantado em Volta Redonda em junho de 2021, promove a prevenção e o tratamento/correção da escoliose idiopática pelo SUS e as cirurgias ocorrem no Hospital São João Batista (HSJB). O programa já realizou 50 procedimentos cirúrgicos – a indicação para a cirurgia é quando a curvatura da coluna do paciente está acima de 45 graus – e 64 crianças e adolescentes foram encaminhados para sessões de fisioterapia.
Juliano Coelho reforçou que o principal objetivo do projeto é promover o diagnóstico precoce e o tratamento sem cirurgia. “Quanto mais cedo se descobre o problema, mais fácil é o tratamento com fisioterapia – também ofertado pelo programa – ou uso de colete”.
Para isso, o projeto iniciou em março de 2023 uma busca ativa por crianças e adolescentes com a deformidade nas escolas da rede municipal. Mais de 15 mil estudantes passaram pela avaliação desde então.
Fotos de divulgação.
Secom/PMVR






