Pular para o conteúdo

Volta Redonda Volta Redonda

Volta Redonda ajuda mais de mil animais com castrações gratuitas

Programa ‘Cidadania Animal’ atua em parceria com o Governo do Estado; vagas serão reabertas em janeiro de 2023 Mais de mil animais foram beneficiados neste ano pelo programa “Cidadania Animal”, da Prefeitura de Volta Redonda.

Por Redação
Compartilhe

Programa ‘Cidadania Animal’ atua em parceria com o Governo do Estado; vagas serão reabertas em janeiro de 2023

 

Mais de mil animais foram beneficiados neste ano pelo programa “Cidadania Animal”, da Prefeitura de Volta Redonda.

Programa ‘Cidadania Animal’ atua em parceria com o Governo do Estado; vagas serão reabertas em janeiro de 2023

 

Mais de mil animais foram beneficiados neste ano pelo programa “Cidadania Animal”, da Prefeitura de Volta Redonda. O projeto oferece gratuitamente castração para cães e gatos, priorizando protetores e acumuladores no atendimento, viabilizando também o transporte através de uma ambulância.

Em torno de 710 fêmeas e 300 machos – entre cães e gatos – passaram pelo procedimento. A maioria dos animais é proveniente de fiscalização de maus-tratos, acompanhados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) e pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses). Novas vagas serão reabertas em janeiro do próximo ano.

O “Cidadania Animal” é realizado por meio de uma parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro que, através do programa RJPET, realiza o procedimento de castração. As cirurgias foram feitas no Cirac (Centro Integrado de Recolhimento, Assistência e Controle de Animais), em Porto Real.

A coordenadora de Defesa e Bem-Estar Animal da SMMA, Ana Andrade, citou que o programa “Cidadania Animal” proporcionou agilidade nos procedimentos de castração, mencionando também a participação de protetoras de animais que contribuíram durante as ações do projeto.

“O projeto é muito importante para dar agilidade na fila de castração, principalmente do Centro de Controle de Zoonoses, e diminuir a quantidade de crias indesejadas abandonadas. As protetoras tiveram um papel fundamental para ajudar a organizar, pois algumas se voluntariaram, como Rosimar, Janilda e Nádia, por exemplo”, disse.

Fotos cedidas pela SMMA.

Secom/PMVR



Compartilhe

Mais notícias de Volta Redonda

Ver mais