Pular para o conteúdo

Volta Redonda Volta Redonda

Prefeitura de Volta Redonda encerra Agosto Lilás com ação de mobilização no Retiro

Por Redação, com informações de Prefeitura de Volta Redonda
Compartilhe

Iniciativa reuniu moradores e serviços públicos em uma manhã de informação, prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas), encerrou nesta sexta-feira (28) a programação do Agosto Lilás – campanha nacional de conscientização e enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher – com uma mobilização no Retiro. A ação foi realizada pelo Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do bairro, em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos (SMDH), o Centro de Inclusão Produtiva (CIP) Vila Mury e a Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Retiro II. A atividade reuniu cerca de 200 pessoas em uma programação com orientações e mobilização sobre a violência doméstica e familiar contra as mulheres.

O evento iniciou com a concentração dos participantes no Cras Retiro. Em seguida, os grupos seguiram pelo território até o Ginásio Poliesportivo Amaro Inácio, na Praça Tiradentes, onde foram realizadas as atividades de encerramento.

“Durante todo o mês, realizamos rodas de conversa, palestras e atividades lúdicas dentro dos nossos espaços e com os grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), abordando o combate à violência contra a mulher e também os 20 anos da Lei Maria da Penha completados em 2026. Para encerrar essas ações, pensamos em uma mobilização no território, para que essa mensagem chegasse também à comunidade e incentivasse a população a se engajar nessa luta”, explicou a coordenadora do Cras Retiro, Adelvânia Guedes.

Para a secretária municipal de Assistência Social, Rosane Marques, a realização de atividades nos territórios contribui para aproximar a população das políticas públicas. “O Agosto Lilás é um momento importante para ampliar a informação e a conscientização sobre a violência contra a mulher, mas esse é um trabalho que precisa acontecer durante todo o ano. Os Cras estão próximos das famílias e dos territórios e têm um papel fundamental na prevenção, na orientação e na identificação de situações que precisam de atenção. Essa mobilização mostra a importância de unir diferentes serviços para levar informação, acolhimento e proteção para perto da população”, afirmou.

A diretora do Departamento de Proteção Social Básica (DPB), Cristiane Alves, destacou a atuação integrada entre os serviços. “Prevenir a violência contra a mulher exige uma atuação articulada das políticas públicas. Quando levamos essa discussão para dentro dos territórios, criamos oportunidades para que as pessoas tenham acesso à informação, conheçam seus direitos e saibam onde buscar os serviços da rede. A mobilização realizada pelo Cras Retiro demonstra a importância desse trabalho próximo da comunidade”, ressaltou.

Fotos: Cleber Silva/Smas.
Secom/PMVR

Fonte: Prefeitura de Volta Redonda

Compartilhe

Mais notícias de Volta Redonda

Ver mais