Pular para o conteúdo

Volta Redonda Volta Redonda

Bloco da Vida lança samba-enredo do Carnaval 2026 em Volta Redonda

Por Redação, com informações de Prefeitura de Volta Redonda
Compartilhe

‘Baile de Máscaras’ embalará os desfiles do maior bloco da Melhor Idade do Brasil

O Bloco da Vida lançou oficialmente o samba-enredo que vai embalar o Carnaval 2026 em Volta Redonda. Com o tema “Baile de Máscaras”, o samba convida o público a uma viagem pela história e pelos significados desse artefato milenar, presente em cerimônias religiosas, manifestações culturais, festas, eventos, decorações e rituais de diferentes povos e civilizações ao longo do tempo.

A letra do samba conduz foliões e espectadores a um grande baile pelos salões da história, evocando referências como Veneza, a Grécia Antiga e os rituais africanos, revelando o fascínio da humanidade pelas máscaras e seus simbolismos. Entre o riso e o drama, o samba celebra a emoção, a identidade e a liberdade de expressão, ressaltando o Carnaval como espaço onde todos podem ser o que quiserem, por trás da máscara da ilusão.

O enredo do Carnaval 2026 propõe um desfile que começa com os elegantes minuetos e avança pelos continentes, mostrando como as máscaras atravessaram épocas e culturas, assumindo funções que vão do sagrado ao lúdico, do ritual ao artístico e ao social. A proposta reforça o caráter histórico-cultural do Bloco da Vida, um dos maiores símbolos do Carnaval de Volta Redonda.

Para 2026, o Bloco da Vida contará com cerca de 700 componentes, divididos em 13 alas, incluindo bateria, além de quatro carros alegóricos. O primeiro desfile está marcado para o dia 14 de fevereiro (sábado), na Vila Santa Cecília. O segundo desfile está previsto para o dia 28 de fevereiro, também no mesmo local. Mantendo uma tradição já consolidada na cidade, o segundo desfile contará novamente com a participação da escola de samba campeã do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro.

Fundado em 1998, o Bloco da Vida é o primeiro e maior bloco carnavalesco da Melhor Idade do Brasil. Reunindo foliões com mais de 55 anos, o bloco é formado, em sua maioria, por participantes de projetos voltados à Melhor Idade desenvolvidos pelas secretarias municipais de Esporte e Lazer (Smel), Assistência Social (Smas) e pela Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda), por meio da Academia da Vida Oscar Cardoso. Ao longo de sua trajetória, o bloco já chegou a reunir cerca de 1,5 mil componentes.

Reconhecido por seus enredos criativos e pelo reaproveitamento de materiais na confecção de fantasias e alegorias, o Bloco da Vida alia arte, sustentabilidade, inclusão social e economia, promovendo saúde, convivência e alegria para a Melhor Idade, além de encantar o público e fortalecer a identidade cultural do Carnaval de Volta Redonda.

Samba-Enredo – Carnaval 2026

Bloco da Vida – “Baile de Máscaras”

Nesta festa eu vou me acabar
Lá vem Veneza com seu baile encantado
Bota a máscara e vem sambar
Tem mistérios e segredos no clarão do luar
Mistérios que vou desvendar
Quem é você? Eu sou Colombina
E você, quem é? Eu sou Arlequim
Tu és a dama mais linda do salão
A flor mais bela do meu jardim
Bis
O riso e o drama em cena coroado
Na Grécia nasceu a emoção
Da dor e da glória
A máscara fez um retrato na história
Dos povos da Terra um canto ecoou
Na África antiga o rito dançou
É milenar a sua marca em cada povo
Um manifesto de expressão cultural
Em cada civilização
Eu posso ser o que eu quiser
Por trás de você
Neste Carnaval da ilusão
Refrão
Tira a máscara, Brasil tropical
A melhor idade é meu sonho real
Cores e tambores, um brilho no olhar
No Bloco da Vida, o baile vai começar

*ATUALIZAÇÃO*

Intérprete oficial e compositor:
João Felipe

Harmonia:
Cantor: Sérgio Luiz
Cavaquinho: Reco do Cavaco (Edson Oliveira) e Júlio Cocó
Violão: Magno Batista da Silva

Fotos de Adriana Cópio – Secom/PMVR.

Fonte: Prefeitura de Volta Redonda

Compartilhe

Mais notícias de Volta Redonda

Ver mais