Notícias - Variedades

Nilópolis ganha núcleo da Fundação para a Infância e Adolescência (FIA)

Durante 'Governo Presente' na cidade, governador em exercício também assinou um protocolo de intenções para a criação do Horto do Parque do Gericinó

 

Os jovens de Nilópolis, a partir de agora, ganharam mais uma oportunidade de capacitação para o mercado de trabalho. O novo núcleo da Fundação para a Infância e Adolescência (FIA), órgão da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, foi inaugurado, nesta quarta-feira (03/03), durante a passagem do 'Governo Presente' à cidade.

 

Na nova unidade de atendimento, instalada por meio de uma parceria com a Prefeitura de Nilópolis, vai funcionar o Programa de Trabalho Protegido na Adolescência (PTPA), que oferece aos adolescentes de 15 a 18 anos matriculados na rede pública cursos de capacitação para possibilitar a inserção qualificada no mercado de trabalho no formato de estágios.

 

O governador em exercício Cláudio Castro, presente à cerimônia, destacou o enfoque no primeiro emprego.

 

- Este núcleo da FIA oportuniza um caminho para os jovens que estão em situação de vulnerabilidade social. E digo sempre que o emprego é a melhor forma de dar dignidade a uma pessoa - disse Castro.

 

As aulas serão no contraturno escolar e, ao todo, neste primeiro ciclo, serão atendidos 70 alunos, com duração de quatro meses

 

- Com a inauguração deste núcleo da FIA em Nilópolis, o Governo do Estado estará contribuindo para a melhoria na qualidade de vida dos adolescentes da região - falou a presidente da Fundação, Cléo Hermans.

 

As aulas começam no próximo dia 17 deste mês e serão on-line. Em virtude da Covid-19, a seleção dos 70 primeiros alunos foi feita por meio de um formulário de cadastro on-line e entrevista social. Divididos em dois turnos (manhã e tarde), os estudantes terão aulas durante quatro meses com foco nas áreas administrativas, de mídias sociais, além de português e matemática. Os jovens serão acompanhados por uma equipe multidisciplinar composta por profissionais de psicologia, assistência social, coordenadores administrativos e monitores.

 

- Nosso objetivo é fomentar e oportunizar novas trajetórias de vida para estes jovens, principalmente àqueles que estão em situação de vulnerabilidade social - afirmou o secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Bruno Dauaire.

 

O prefeito de Nilópolis, Abraãozinho, também ressaltou a importância da chegada da unidade de atendimento ao município.

 

- Sabemos a oferta de situações ruins aos jovens e, por isso, ter este núcleo da FIA com cursos de capacitação profissional é fundamental para que a nova geração tenha oportunidade de um futuro melhor - declarou Abraãozinho.

 

Horto do Parque do Gericinó

 

Na ocasião, Cláudio Castro também assinou, ao lado do prefeito de Nilópolis, o protocolo de intenções para a criação do Horto Municipal do Parque do Gericinó. Espaço dedicado à reprodução de sementes e espécies da flora para futuras restaurações ambientais, os hortos cumprem também um papel importante para a educação ambiental da população.

 

- Quando falamos em horto, estamos nos referindo a um viveiro de mudas, que é fundamental para as unidades de conservação, porque é nele que fazemos estudos para as restaurações florestais. O horto tem um segundo propósito, que é a promoção da educação ambiental. Ele, sendo instalado no Parque do Gericinó, tem a possibilidade de atrair a população para criar um sentimento de pertencimento à natureza - disse o presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Philipe Campelo.

 

O município ficará responsável pela elaboração do projeto de construção do horto, enquanto caberá ao governo estadual, por meio da Secretaria de Estado do Ambiente, viabilizar os recursos utilizando o Fundo da Mata Atlântica.

 

- O ato de hoje reconhece a importância da pauta ambiental no Rio de Janeiro. É necessário plantar o bioma Mata Atlântica no estado - finalizou o secretário do Ambiente, Thiago Pampolha.

 

Foto: Divulgação

 

Compartilhe
Pin It

 

Mais em Variedades

‘Vou de cinto’ orienta mais de 350 passageiros na via Dutra

Quarta ação promovida pela ANTT e CCR NovaDutra foi realizada no posto de pesagem de veículos de...

Read More ...

"A Força do Querer": Últimos capítulos mantêm brasileiros ligados na TV

TELESPECTADORES SE DIVIDEM EM JUSTIÇA OU REDENÇÃO DE BIBI  Por Giovanni Nogueira      Com certeza um dos...

Read More ...

Ação ‘Vou de Cinto’ orienta mais de 500 passageiros de ônibus sobre obrigatoriedade do uso do cinto de segurança na via Dutra

Promovida pela ANTT e CCR NovaDutra, blitz educativa aconteceu no posto de pesagem de Queluz, no...

Read More ...

Aerosmith se apresenta no Rock in Rio

         Hoje começa a sessão mais rock do festival Rock in Rio. Scalene, Def Leppard e Aerosmith são...

Read More ...

Alunos de escolas públicas de SP e RJ, da Via Dutra, recebem atividades online de fotografia

Com apoio do Instituto CCR, no trecho da CCR Nova Dutra, ONG ImageMagica promove exercícios para...

Read More ...

Rua Pedro Maria Neto, 17/101 - Aterrado - 27.215-590 - Volta Redonda - RJ
Todos os direitos reservados - 2021
Guia Comercial Sul Fluminense
© 2009 / 2021 Guia Sul Fluminense - Desenvolvido por ABCMIX - 2021