Notícias - Variedades

 

Governo do Estado articula ações de ajuda humanitária para o Noroeste Fluminense

Secretarias de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Saúde e Defesa Civil estão na região para acompanhar a situação após chuva forte e cheia dos rios

 

O Governo do Estado, por meio das secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Saúde e Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, está com equipes, desde o último domingo (21/02), no Noroeste Fluminense para articular as ações humanitárias junto aos municípios atingidos pela forte chuva e a consequente cheia dos rios Carangola, Muriaé e Itabapoana. Bom Jesus do Itabapoana e Porciúncula foram as cidades priorizadas por terem sido as mais atingidas.

 

- A estrutura do Estado está mobilizada para atender o Noroeste do Rio de Janeiro que contabiliza cerca de três mil desalojados após a forte chuva que atingiu a região no fim de semana. O protocolo do Plano Estadual de Contingência de Chuvas foi acionado, e as ações coordenadas já estão sendo postas em prática – ressaltou o governador em exercício Cláudio Castro.

 

As equipes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos prestaram assessoria e apoio na montagem dos abrigos e orientaram as prefeituras locais quanto ao termo de aceite para solicitação de cofinanciamento federal para o Serviço de Proteção em Situações de Calamidades Públicas e Emergências. Foram distribuídos aos abrigos provisórios municipais máscaras e álcool como medida de prevenção à covid-19.

 

- Em virtude da previsão de chuvas moderadas a fortes para as regiões ainda nesta terça-feira, estamos em permanente contato com as gestões das cidades da região Noroeste, monitorando e prestando o atendimento necessário. A equipe estadual permanecerá de prontidão nos territórios e acompanhará as demandas durante todo o dia – afirmou o secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Bruno Dauaire.

 

Ao todo, em Bom Jesus do Itabapoana, há 53 desalojados e 13 famílias desabrigadas. No momento, dois abrigos provisórios estão em funcionamento na cidade. Já em Porciúncula, 80% do município foram atingidos pela cheia do Rio Carangola, e cerca de 126 famílias estão em situação de vulnerabilidade social. Até o momento, foram instalados quatro abrigos provisórios.

 

A equipe da Superintendência de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Sievs), da Subsecretaria de Vigilância em Saúde da SES, está em contato com as secretarias de Saúde de municípios da região para organizar o envio de materiais e medicações. As ações estão sendo feitas com interlocução junto ao Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio de Janeiro (Cosems-RJ).

 

- Estamos aproveitando a entrega das vacinas hoje na Região Noroeste para fazermos reunião com prefeitos e secretários de saúde das regiões atingidas. É importante vermos de perto as demandas dessas cidades para que possamos contribuir com o envio de materiais e medicações - falou o secretário estadual de Saúde, Carlos Alberto Chaves.

 

Defesa Civil está em alerta

 

A Defesa Civil, por meio do Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ), informa que os níveis dos rios da região já estão baixando, mas o monitoramento dos índices pluviométricos ainda segue em alerta. Em Porciúncula, o Corpo de Bombeiros está auxiliando na limpeza das vias principais da cidade. Além disso, a Secretaria de Defesa Civil auxiliou o município com documentação para reconhecimento de Situação de Emergência. Ontem, foi anunciado que o Governo do Estado vai doar, em parceria com a LBV - integrante da Rede Salvar de Voluntários - cerca de 1,2 mil litros de água, 200 cestas básicas e carros-pipa para as famílias afetadas pela elevação do nível do rio Carangola.

 

- Ontem, sobrevoei a região, estive nas áreas mais críticas e me reuni com representantes da administração municipal. O governador Cláudio Castro está atento à situação e disponibilizou a estrutura do estado para atender as necessidades da população local e auxiliar no processo de reestruturação – disse o secretário de Estado de Defesa Civil, coronel Leandro Monteiro.

 

Foto: Arquivo/Divulgação

 

Pin It

 

Mais em Variedades

‘Vou de cinto’ orienta mais de 350 passageiros na via Dutra

Quarta ação promovida pela ANTT e CCR NovaDutra foi realizada no posto de pesagem de veículos de...

Read More ...

"A Força do Querer": Últimos capítulos mantêm brasileiros ligados na TV

TELESPECTADORES SE DIVIDEM EM JUSTIÇA OU REDENÇÃO DE BIBI  Por Giovanni Nogueira      Com certeza um dos...

Read More ...

Ação ‘Vou de Cinto’ orienta mais de 500 passageiros de ônibus sobre obrigatoriedade do uso do cinto de segurança na via Dutra

Promovida pela ANTT e CCR NovaDutra, blitz educativa aconteceu no posto de pesagem de Queluz, no...

Read More ...

Aerosmith se apresenta no Rock in Rio

         Hoje começa a sessão mais rock do festival Rock in Rio. Scalene, Def Leppard e Aerosmith são...

Read More ...

Aposta do rock mineiro GAMP lança novo videoclipe

CONFIRA O CLIPE DE “VERSOS PLANOS”      O rock mineiro volta ao ar com o clipe de  ´Versos planos´, novo...

Read More ...

Rua Pedro Maria Neto, 17/101 - Aterrado - 27.215-590 - Volta Redonda - RJ
Todos os direitos reservados - 2021
Guia Comercial Sul Fluminense
© 2009 / 2021 Guia Sul Fluminense - Desenvolvido por ABCMIX - 2021