Notícias - Resende

Decisão visa colocar saúde e segurança das gestantes em primeiro lugar até que novas atualizações sejam emitidas 

A Prefeitura de Resende atendeu a recomendação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) de suspender temporariamente a aplicação de vacinas da fabricante AstraZeneca/Fiocruz em gestantes. A decisão, adotada a partir da última terça (11), vale somente para este grupo e pode ser atualizada a qualquer momento de acordo com as recomendações da Agência.

Na última segunda-feira, dia 10 de maio, o órgão recomendou, através de uma nota técnica, a suspensão imediata da aplicação da vacina em gestantes. A mudança acontece em virtude do monitoramento de um caso adverso, que está sendo analisado pela Anvisa.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Tande Vieira, desde o início da campanha de imunização contra a Covid-19 o município busca seguir todas as recomendações dos órgãos competentes para prosseguir com a vacinação com toda segurança possível.

- Torcemos para que a imunização com as doses da vacina da fabricante AstraZeneca/Fiocruz em gestantes seja retomada logo e que não haja problemas definitivos constatados sobre a vacina. No entanto, precisamos zelar pela saúde e segurança dessas gestantes e vamos agir em alinhamento com a Anvisa, que é o órgão competente. Este é o correto a se fazer – explicou o secretário.

A imunização no município continua para os demais grupos. Na última terça-feira, dia 11, pessoas com comorbidades ou deficiência permanente, de 51 a 48 anos, receberam a primeira dose da vacina, nas unidades de saúde, no período da manhã. Nesta quarta-feira, dia 17, a vacina foi destinada às pessoas com comorbidades ou deficiência permanente com idade entre 44 e 47 anos.

Vale destacar também que pessoas com comorbidades ou deficiências permanentes acima de 48 anos, e idosos acima de 60, que ainda não foram vacinados, podem ir aos postos de saúde ou policlínicas, sempre no período da manhã,

Foto: Carina Rocha

Share
 
Rua Pedro Maria Neto, 17/101 - Aterrado - 27.215-590 - Volta Redonda - RJ
Todos os direitos reservados - 2021
Guia Comercial Sul Fluminense
© 2009 / 2021 Guia Sul Fluminense - Desenvolvido por ABCMIX - 2021