Pular para o conteúdo

Resende Resende

Prefeitura de Resende define planejamento para imunização da população contra gripe influenza

Planejamento estratégico prevê início no próximo dia 19 de abril, para crianças de seis meses à dois anos de idade, grávidas e puérperas Como acontece anualmente, a Prefeitura de Resende já tem um calendário do município para a vacinação contra a gripe Influenza. As ações acontecem a par

Por Redação · Atualizado em
Compartilhe
Prefeitura de Resende define planejamento para imunização da população contra gripe influenza

Planejamento estratégico prevê início no próximo dia 19 de abril, para crianças de seis meses à dois anos de idade, grávidas e puérperas 

Como acontece anualmente, a Prefeitura de Resende já tem um calendário do município para a vacinação contra a gripe Influenza. As ações acontecem a partir da próxima segunda-feira, dia 19 de abril, para crianças com idade entre seis meses e dois anos. As vacinas serão oferecidas nos postos de saúde, de segunda à sexta-feira, das 13h30 às 17h. 

Prefeitura de Resende define planejamento para imunização da população contra gripe influenza

Planejamento estratégico prevê início no próximo dia 19 de abril, para crianças de seis meses à dois anos de idade, grávidas e puérperas 

Como acontece anualmente, a Prefeitura de Resende já tem um calendário do município para a vacinação contra a gripe Influenza. As ações acontecem a partir da próxima segunda-feira, dia 19 de abril, para crianças com idade entre seis meses e dois anos. As vacinas serão oferecidas nos postos de saúde, de segunda à sexta-feira, das 13h30 às 17h. 

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Tande Vieira, o planejamento foi traçado pensando na vacinação paralela à imunização contra a Covid-19. A recomendação das autoridades em saúde é de que seja respeitado o intervalo de 14 dias entre as vacinas. Por isso, a vacina contra a gripe em Resende começará pelas crianças, grávidas e puérperas.  

O calendário da vacina no município prevê três etapas: a primeira com crianças e profissionais da área da saúde; a segunda com idosos e professores; e a terceira voltada para pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência, caminhoneiros, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade. Gestantes e puérperas serão contempladas durante toda a campanha, com o objetivo de minimizar as chances de aglomeração. 

O cronograma também indica a realização de três “Dias D”, sempre ao meio dia, sendo um no dia 8 de maio, para o público alvo contemplado até a data; um no dia 12 de junho, voltado para os contemplados na segunda etapa e um no dia 17 de julho, data final de vacinação no município, que contemplará todos os públicos da terceira etapa. 

Para ser vacinado pelo público com comorbidade é necessário estar atento às patologias que são contempladas pelos critérios estabelecidos pelas autoridades em saúde. Fazem parte deste público os portadores de: doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, Doença hepática crônica, Doença neurológica crônica, diabetes, obesidade, imunossupressão, transplantados e trissomias. 

– É fundamental nos mobilizarmos por mais esta imunização que acontece anualmente e manter a população protegida da gripe Influenza. Estamos em um período de pandemia que todo cuidado é pouco e a saúde precisa de muito cuidado e atenção. Pedimos que o público alvo não deixe de buscar a vacina. Para organizar devidamente, faremos a divisão da disponibilidade dos postos de saúde de forma que no turno da manhã sejam realizadas as vacinações contra a Covid-19 e no turno da tarde contra a Influenza. – explicou o prefeito Diogo Balieiro Diniz. 

Pessoas com suspeita de Covid-19 ou sintomas de outras infecções também precisam adiar a vacinação para o vírus influenza. Se estiverem completamente recuperados e já se passaram no mínimo quatro semanas do início dos sintomas ou da confirmação do diagnóstico, podem se vacinar contra a gripe. A precaução serve para minimizar o risco de disseminar a doença e para evitar confusão de sintomas. 

Calendário completo 

19/04 a 23/04 – Crianças de seis meses à dois anos 

26/04 a 30/04 – Crianças de três à quatro anos 

03/05 a 09/07 – Crianças de cinco anos 

19/04 a 09/07 – Gestantes e puérperas 

19/04 a 07/05 – Profissionais da saúde

08/5 – DIA D

10/06 a 14/06 – Idosos acima de 80 anos 

17/05 a 21/05 – Idosos de 75 a 79 anos 

24/05 a 28/05 – Idosos de 70 a 74 anos 

31/05 a 04/06 – Idosos de 65 a 69 anos 

07/06 a 11/06 – Idosos de 60 a 64 anos

12/06 – DIA D

14/06 a 18/06 – Professores 

21/06 a 25/06 – Comorbidades 

28/06 a 02/07 – Pessoas com deficiência 

05/07 a 09/07 – Caminhoneiros 

12/07 a 16/07 – Forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade

17/07 – DIA D 

Compartilhe

Mais notícias de Resende

Ver mais