Pular para o conteúdo

Angra dos Reis Região

Angra presente em evento de cultura outdoor

Por Redação, com informações de Prefeitura de Angra dos Reis
Compartilhe
Angra presente em evento de cultura outdoor

Representantes do Instituto Municipal do Ambiente de Angra dos Reis (Imaar) e do Parque da Cidade estiveram presentes na 1ª Conferência Leave No Trace Brasil, realizada no último fim de semana em Rio Claro (RJ). O evento teve como objetivo reunir pessoas, instituições e lideranças comprometidas com a construção de uma cultura outdoor mais consciente, responsável e alinhada aos desafios atuais das áreas naturais brasileiras.

A cultura outdoor (ou estilo de vida ao ar livre) engloba atividades, esportes, filosofias e movimentos centrados na conexão com a natureza, no meio ambiente e no bem-estar. O termo “leave no trace” (em português, “não deixe rastro”) refere-se aos princípios de ética e mínimo impacto ambiental ao ar livre.

– A conferência é um espaço qualificado de discussão sobre educação e cultura outdoor, unidades de conservação, gestão de uso público, formação profissional, turismo de natureza, gestão de resíduos e estratégias para fortalecer a ética em ambientes naturais no Brasil – resume Adriana Hoffgen, engenheira florestal e analista ambiental do Parque da Cidade. Ela participou do evento juntamente com Carlos Henrique das Neves, coordenador técnico de unidades de conservação e também do Parque da Cidade.

O evento contou com workshops, palestras, mesas-redondas, roteiros de ecoturismo e diversas outras atividades. Participaram representantes de grupos e entidades como ICMBio, Fundação Florestal, Inea, Rede Brasileira de Trilhas, eTrilhas, dentre outros. A conferência foi realizada juntamente com a Jornada cultural e científica de montanhismo, que uniu ciência, cultura, sustentabilidade e montanhismo, por meio de atividades culturais, apresentações de trabalhos científicos e outras ações.

Fonte: Prefeitura de Angra dos Reis

Compartilhe

Mais notícias de Região

Ver mais