Chamada escolar 2027 está acontecendo em Itatiaia até 13 de novembro
Cadastro para a Educação Infantil (Pré-Escola) e o Ensino Fundamental deve ser realizado diretamente na unidade escolar de interesse.
A Secretaria Municipal de Educação de Itatiaia está realizando a Chamada Escolar 2027 para a Educação Infantil (Pré-Escola) e o Ensino Fundamental. O período de cadastro começou em 26 de outubro e segue até o dia 13 de novembro de 2026, conforme estabelecido pela Portaria SME nº 7, de 14 de outubro de 2026.
Para participar, o responsável legal deverá comparecer à unidade escolar de interesse mais próxima de sua residência, apresentar a certidão de nascimento ou documento de identificação da criança ou do adolescente e o comprovante de residência, além de preencher a ficha de cadastro. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, das 13h às 17h e também no período noturno, nas unidades que oferecem esse turno.
A chamada para as creches municipais permanece contínua e segue as normas e os procedimentos estabelecidos pela Resolução CME nº 01/2022, que regulamenta a Fila Única.
A secretária municipal de Educação, Gizeli Carvalho, destaca que a Chamada Escolar é uma etapa importante para o planejamento da rede municipal e para a organização do atendimento aos estudantes.
– Esse processo nos permite conhecer melhor a demanda por vagas e planejar a distribuição dos alunos, a estrutura das unidades escolares e a organização das equipes para o próximo ano letivo. Por isso, é fundamental que os responsáveis fiquem atentos ao prazo e procurem a escola para realizar o cadastro, ressaltou a secretária.
Renovação de matrículas
A renovação de matrícula dos alunos que permanecerão na mesma unidade escolar será realizada de 23 de novembro a 11 de dezembro de 2026. Nesse período, deverá ser feita a atualização cadastral dos estudantes e a entrega de documentos pendentes ou que tenham sofrido alterações.
A efetivação das matrículas e das transferências ocorrerá em janeiro de 2027, mediante a apresentação da documentação completa exigida pelas unidades escolares.
A Secretaria Municipal de Educação orienta os responsáveis a ficarem atentos aos prazos e a procurarem as unidades escolares para realizar os procedimentos necessários, contribuindo para a organização do atendimento no ano letivo de 2027.
SERVIÇO
CHAMADA ESCOLAR 2027
Período: 26 de outubro a 13 de novembro de 2026.
Horários: De 2ª a 6ª feira, das 8h às 12h, das 13h às 17h e, no período noturno, nas unidades que oferecem esse turno.
Local: Unidade escolar de interesse mais próxima da residência do aluno.
Documentos necessários: Certidão de nascimento ou documento de identificação da criança ou do adolescente e comprovante de residência.
Fonte: Prefeitura de Itatiaia






