Pular para o conteúdo

Policial

Patrulha Maria da Penha amplia número de equipes para reforçar atuação em Seis regiões do estado

Por Redação, com informações de Polícia Militar do Estado do Rio
Compartilhe
Patrulha Maria da Penha amplia número de equipes para reforçar atuação em Seis regiões do estado

Nesta quinta-feira (29/10), a Secretaria de Estado de Polícia Militar anunciou a ampliação do programa Patrulha Maria da Penha – Guardiões da Vida, que presta serviço especializado a mulheres em situação de violência doméstica e familiar em todo o Estado do Rio de Janeiro. Seis pontos localizados na Baixada Fluminense, Região Serrana e Zona Norte passam a contar com reforço de mais 24 policiais militares, incluindo novas viaturas blindadas, apoio logístico e toda a infra-estrutura para atender mulheres assistidas que possuem medidas protetivas.

Essas regiões – cobertas pelo 10º BPM (Barra do Piraí), 20º BPM (Mesquita), 38º BPM (Três Rios), 39º BPM (Belford Roxo) e 41º BPM (Irajá) – respondem por 42% dos casos de mulheres vítimas de violência doméstica em todo o Estado, um total de 23.423 assistidas. Com esta ampliação do serviço da patrulha, a área da 4ª Companhia Independente da PM (Itaguaí) será contemplada pelo serviço pela primeira vez, desafogando o serviço da equipe da Patrulha Maria da Penha do 24º BPM (Queimados).

Neste recorte por regiões com maior demanda pelo serviço, Nova Iguaçu é o local com mais mulheres assistidas em todo o Estado do Rio: 4 mil, seguido por Barra do Piraí, com 1.874 mulheres. Em terceiro está Três Rios, com 1.640; seguido por Belford Roxo, com 1.280; e Irajá com 1.036. A presença de novos agentes, e a chegada em Itaguaí, vão ampliar as visitas, dobrar a cobertura de atendimentos e fiscalizar um maior número de medidas em menos tempo.

Todos os policiais militares são voluntários e recebem treinamento específico para atuar no programa. Os policiais militares passam por um rigoroso processo de capacitação, que envolve o aprofundamento na legislação de gênero, direito das mulheres, parcerias institucionais e técnicas específicas de gerenciamento de riscos no contexto doméstico familiar.

Em sete anos de atuação, a Polícia Militar já acompanhou mais de 135 mil mulheres com medidas protetivas e já efetuou mais de mil prisões. O programa se consolidou como um modelo de excelência em polícia de proximidade, a fim de garantir os direitos fundamentais instituídos pela Lei Maria da Penha.

Investir na ampliação do programa, aumentando o efetivo, demonstra a preocupação em conter os casos de violência contra mulher, com pronto atendimento e prevenção a partir do monitoramento da situação de mulheres assistidas em todo o estado. Mais do que aplicar a lei, a patrulha humaniza o atendimento policial e devolve a dignidade e a sensação de segurança às vítimas.

Fonte: Polícia Militar do Estado do Rio

Compartilhe

Mais notícias de Policial

Ver mais