Prefeitura de Resende entrega USF paraíso totalmente revitalizada

Prefeitura de Resende entrega USF paraíso totalmente revitalizada

Atividades da nova Unidade de Saúde da Família do bairro Paraíso começam nesta segunda-feira, dia 8

 

Mais uma unidade de saúde foi totalmente repaginada pelo programa ‘Revitaliza Resende’, desenvolvido pela Prefeitura de Resende. A Unidade de Saúde da Família (USF) Paraíso, situada na Praça Zeferino de Oliveira, será entregue à população novinha em folha, com o início das atividades marcado para a próxima segunda-feira, dia 8. Nos últimos dias, o posto de saúde recebeu novas mobílias adquiridas para complementar a renovação do cenário que atende centenas de famílias naquela região.

 

A transformação geral do prédio público incluiu novo piso de porcelanato, revestimento da parede das salas, implantação de sistema de iluminação LED, pintura das dependências e da área externa, instalação de bancadas e a porta de blindex da entrada, colocação de novas louças e consertos no telhado, entre outros serviços. O prefeito de Resende, Diogo Balieiro Diniz, destacou que a unidade de saúde recebeu a reforma completa, visando oferecer melhores condições de trabalho para os profissionais e mais qualidade no atendimento ao público.

 

— Eleita como a oitava melhor saúde do País pelo Ranking Connected Smart Cities 2019, feito pela consultoria Urban Systems, a cidade passa por constantes intervenções no setor da rede pública. Até o momento, o município conta com 14 postos de saúde reformados, incluindo a USF Paraíso. O ‘Revitaliza Resende’ vem realizando uma grande transformação nos prédios e espaços públicos de Resende. Na unidade básica do Paraíso, existiam problemas de infiltrações no teto e nas paredes e fissuras, que acabavam gerando mofo e comprometendo a integridade da estrutura. O trabalho da equipe de obras solucionou as questões estruturais, que garantem mais segurança e conforto aos profissionais do posto e usuários do SUS (Sistema Único de Saúde). Os serviços executados foram além das necessidades básicas, já que a unidade ganhou um novo layout com piso de porcelanato e iluminação de LED, aliados importantes da manutenção da limpeza e de um ambiente mais seguro e acolhedor. A USF ainda foi contemplada com mesas de consultório e ginecológicas e cadeiras, entre outras mobílias novas. Como novidades, o posto agora conta com sala de nebulização e mais um consultório para atuação de equipe de enfermagem. A comunidade merece todas as condições dignas para receber um atendimento com recursos de qualidade e profissionais humanizados em um espaço recuperado e mais moderno – reforça.

 

A unidade do Paraíso possui sala para curativo, sala de procedimentos, dois banheiros (um exclusivo para os funcionários e outro para os usuários), dois consultórios ginecológicos com banheiros, sala de imunização, depósito de material de limpeza, sala de esterilização, farmácia, dois consultórios médicos, consultório de fisioterapia, consultório de odontologia, cozinha, almoxarifado, sala para ‘Educação em Saúde’ e sala para nebulização.

 

Durante o período de obras, a equipe multiprofissional e o atendimento da USF Paraíso foram remanejados do posto para a USF Morro do Cruzeiro/Castelo Branco e a USF Cabral/Alambari.

 

Até o momento, foram entregues 14 postos de saúde, incluindo a USF Paraíso, que fazem parte da Atenção Primária à Saúde. Confira as outras unidades já revitalizadas: USFs Vargem Grande, Morro do Cruzeiro/Castelo Branco, Novo Surubi, Fazenda da Barra II, Fazenda da Barra III, Capelinha, Vicentina/Santo Amaro, Jardim Primavera, Surubi, Jardim Alegria/Jardim Beira Rio e Baixada da Olaria; UBS (Unidade Básica de Saúde) Cidade Alegria, transformada em Policlínica; e a Unidade de Saúde da Família do Posto Resende, localizada onde operava o antigo laboratório no Centro. O processo de modernização continua nas seguintes unidades: Parque Minas Gerais (unidade fixa; temporariamente, está funcionando no Módulo de Saúde da Família, de estrutura metálica), Engenheiro Passos e Fumaça.

 

Leia também: