Painel do centro de monitoramento ganha mais tecnologia para flagrar veículos roubados

Painel do centro de monitoramento ganha mais tecnologia para flagrar veículos roubados

Prefeitura de Resende dá mais um passo importante na parceria com as forças de segurança pública

 

O Centro de Monitoramento por Câmeras de Vigilância da Prefeitura de Resende acaba de ganhar mais um recurso tecnológico para combater a criminalidade. O painel de controle da unidade vai emitir dois tipos diferentes de sinais sonoros, sempre quando um veículo roubado ou suspeito de ter sido roubado passar por um dos equipamentos com OCR (Optical Recognition Characters – Reconhecimento Ótico de Caracteres).

 

As câmeras com OCR têm capacidade de leitura de placas de veículos. Ao detectarem um carro roubado, com dados já incluídos no sistema, as câmeras acionam um sistema que emite um som característico no painel de controle. Se sobre o carro houver apenas uma suspeita de roubo, outro tipo de som será emitido.

 

Com isso, o operador poderá rapidamente localizar o veículo e acompanhar seu trajeto. Igualmente, a câmera permite recursos que mostram os últimos quilômetros rodados pelo carro antes do sinal ter sido acionado. Todas as imagens passam a ser gravadas de imediato.

 

O Centro de Monitoramento é mantido pela Prefeitura e é operado de maneira conjunta pela Guarda Municipal e pela Polícia Militar. Nos últimos anos, o espaço vem passando por um amplo processo de modernização e ampliação do alcance. Novos postos avançados de monitoramento foram instalados em novembro do ano passado e estão conectados ao Centro. Além disso, a cidade ganhou novos equipamentos com recursos que possibilitam a leitura de placas de veículos.

 

Os bairros Paraíso, Campos Elíseos, Manejo e Centro Histórico e o Acesso Oeste receberam os chamados postos de alta tecnologia, que possuem dispositivos de LED, sensores de luminosidades, alto-falantes, uma câmera com giro de 360º e quatro fixas. Os dispositivos  permitem ainda que os agentes de segurança acessem as imagens por meio de aplicativos de celular ou tablet, além de possibilitar comandos de voz e outros recursos. Com a renovação da estrutura de controle de segurança, o município passou a contabilizar mais de 70 pontos de captação de imagens.

 

Leia também: