Resende teve saldo positivo na geração de empregos em 2019

Ministério da Economia divulga balanço mostrando que cidade acumulou 688 novas vagas no mercado de trabalho

Ministério da Economia divulga balanço mostrando que cidade acumulou 688 novas vagas no mercado de trabalho

 

Pelo terceiro ano consecutivo, Resende fechou o ano em 2019 com saldo positivo na geração de empregos. Ao longo dos 12 meses do ano passado, a cidade conseguiu admitir mais que demitir em nove meses, acumulando 688 novas vagas no mercado de trabalho. Em 2017, o saldo positivo chegou a 1306 empregos e em 2018 esse número foi de 339 postos de trabalho. Ou seja, Resende tem no último triênio 2.333 novas vagas de emprego criadas. Os dados constam no Cagastro Geral de Empregados e Desempregados do Governo Federal, disponível para consulta pública na internet.

 

 Mesmo reconhecendo que a geração de empregos está muito ligada a retomada da economia nacional de uma maneira geral, a Prefeitura de Resende tem promovido projetos e ações para facilitar a abertura de negócios na cidade. 

 

O ano fechou em 2019 com mais de mil novos alvarás emitidos pela secretaria municipal de Indústria, Comércio e Turismo, que também contabilizou mais de 400 novos microempreendedores individuais (MEI) regularizados junto à pasta. O movimento para garantir esse aumento teve início ainda em 2017, quando as reuniões para análise dos processos de abertura de empreendimentos passaram a ser realizadas duas vezes na semana, no lugar de apenas uma. Essa ação fez de imediato com que o número de alvarás emitidos aumentasse mais de 40%.

 

 Em 2019, um dos maiores destaques foi a assinatura de um termo de adesão para emissão automatizada de alvarás municipais. O principal diferencial da automatização é que a emissão do documento agora pode ser feita em até 2 horas para as atividades de baixo risco, já computados neste prazo a resposta de viabilidade do nome empresarial, locacional e a constituição da empresa. De acordo com balanço da Prefeitura, desde 2017 foram mais de 3,4 mil alvarás emitidos em Resende. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com a secretaria municipal de Indústria, Comércio e Turismo, através dos números 3354-5980 ou 3360-3113. A secretaria fica na Praça da Bandeira, número 85, em Campos Elíseos.

 

 A influência de tais ações da Prefeitura de Resende na geração de empregos pode ser medida pela influência do setor de serviços nos números gerais do emprego na cidade. O setor de Serviços foi o maior destaque, com 1140 novas vagas geradas no ano. Além disso, a Construção Civil vem dando sinais de recuperação com a geração de 238 novos postos de trabalho. 

 

Negócios e desenvolvimento  

 

 Resende conseguiu em 2019 resultados em publicações e rankings especializados em economia. O “Ranking Connected Smart Cities 2019”, feito pela consultoria Urban Systems e divulgado pela Revista Exame, colocou Resende como 48º município em potencial de desenvolvimento em todo o país. A consultoria Urban Systems também elaborou um estudo com o "Ranking das Melhores Cidades para Fazer Negócios". Produzida anualmente, a publicação lista as 100 cidades com maior potencial no setor e teve Resende em 26ª lugar.

 

Leia também: