Pinheiral volta a realizar teste da orelhinha no próprio município

Teste da orelhinha

 

A Prefeitura Municipal de Pinheiral, através da Secretaria Municipal de Saúde, está ofertando mais um procedimento de saúde no próprio município, para que as mães de Pinheiral não precisem mais se deslocar para outros municípios, para realizar o teste da orelhinha. Na última segunda-feira (16/03) cerca de 30 crianças realizaram o teste na Clínica Municipal de Fisioterapia, no Centro.

 

A coordenadora do Departamento de Controle, Avaliação e Auditoria da Secretaria de Saúde, Ana Carla Duarte Crisóstomo de Carvalho, explicou como a secretaria conseguiu realizar o procedimento no próprio município.

 

“Quando o prefeito, Ednardo Barbosa, assumiu o governo de Pinheiral encontramos uma demanda muito grande para o teste de orelhinha parada, pois não estava sendo realizado. No primeiro momento, fizemos uma contratação para agendar todos os exames que estavam sendo aguardados e depois começamos a pensar em uma forma de realizar o procedimento dentro de Pinheiral, para oferecer mais conforto para as mães. Disponibilizamos uma profissional para realizar o exame na Clínica de Fisioterapia Municipal e, deste então, cerca de 150 crianças já realizaram o exame em Pinheiral”, disse Ana Carla.

 

A fonoaudióloga da Secretaria Municipal de Saúde, Flávia Rodrigues, explicou a importância do teste da orelhinha.

 

“A triagem auditiva ou o teste da orelhinha faz parte das outras triagens que tem que ser realizadas assim que o bebê nasce, como os testes de coração, olhos, língua, pezinho e orelhinha. Todos esses testes são para a prevenção e o teste da orelhinha é para a prevenção da surdez. O Ministério da Saúde preconiza que o teste tem que ser realizado entre um e três meses e, com o fechamento de diagnóstico até três meses de idade. Estes prazos tem o objetivo de realizar a prevenção e protetização para que o bebê que tenha algum problema de audição chegue mais perto da fala e da linguagem dentro da normalidade”, Flavia.

 

Leia também: