Reciclagem e sistema monetário: alunos da Rede Municipal de Porto Real desenvolvem projeto interdisciplinar

Reciclagem e sistema monetário: alunos da Rede Municipal de Porto Real desenvolvem projeto interdisciplinar

 

A Escola Municipal Cruz e Souza, levou cerca de 70 alunos, no dia 04 ao Galpão de Coleta Seletiva da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Na oportunidade, os estudantes puderam conferir como funciona o projeto Recicla Aqui, conhecendo o processo de separação de lixo seco e úmido e acompanhando todo o processo realizado pela Secretaria. “Estamos empenhados em promover uma educação de qualidade, trabalhando os conteúdos necessários para contribuir no desenvolvimento de cidadãos de bem. O envolvimento das diversas secretarias municipais é um apoio indispensável para o fortalecimento do aprendizado de nossos estudantes”, considerou o prefeito Ailton Marques.

 

O secretário de Educação, Cultura e Turismo, Robson Paulino, falou sobre a importância do trabalho interdiscplinar. “O objetivo do projeto é trabalhar outros assuntos além do meio ambiente, como o sistema monetário, noções de métrica e afins, interpretação de texto e empreendedorismo. O conteúdo interdisciplinar é preconizado pelo Ministério da Educação, através da Base Nacional Comum Curricular. A interdisciplinaridade é o processo de conexão entre as disciplinas. Esse trabalho permite a interação entre as diferentes áreas e os conceitos abordados por elas. Dessa forma é possível integrar conhecimentos diferentes, facilitando o aprendizado. No entanto, essa estratégia é utilizada sem permitir a anulação ou redução dos conhecimentos relacionados às diversas áreas de conhecimento específicas, promovendo uma conexão entre elas”, esclareceu o secretário.  

 

“Estamos na fase do recolhimento de papelão e em seguida vamos realizar a destinação do material, comercializando o mesmo. Dessa maneira trabalhamos com os estudantes o sistema monetário, o que será também utilizado ao irmos com eles a um supermercado. Isso porque os alunos usarão o dinheiro arrecadado para a produção de uma receita culinária, com a supervisão dos profissionais da escola. O aluno assim atua como autor e o professor como mediador. Trata-se de uma aprendizagem significativa com função social, disse a orientadora pedagógica, Cristiane Sá, que é idealizadora do projeto, juntamente à também orientadora Valdicéia Souza.

 

As professoras: Catherine Neves, Núbia Nascimento e Aline Muniz acompanharam os alunos durante as atividades.

 

Recicla Aqui

“O Recicla Aqui é um projeto da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que realiza a coleta seletiva de resíduos recicláveis. Também é feita a coleta de lixo eletrônico (baterias, celulares, monitores de computador,  computadores, televisores, câmeras fotográficas, impressoras, entre outros equipamentos eletrônicos). Esse tipo de coleta requer um agendamento, através do telefone da Secretaria de Meio Ambiente” explicou a Coordenadora de Divisão de Fiscalização e Controle Ambiental e responsável pelo Galpão de Coleta Seletiva, Mirna Lúcia Coutinho Ribeiro.

 

Coleta de lixo reciclável

Segunda e quarta: Fátima, Bulhões, Freitas Soares, Jardim das Acácias e São José.

Terça e quinta: Centro, Nova Colônia, Novo Horizonte, Colinas, Ettore, Jardim Real, Parque Mariana, Vila Real, Ypê, Vila Romana e Village.

Sexta-feira: Lixo eletrônico - agendamentos através do telefone: (24) 3353-1481.

 

Coleta de lixo úmido

Realizada pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos acontece nos seguintes dias:

Segunda, quarta e sexta: Centro, Nova Colônia, Novo Horizonte, Colinas, Ettore, Jardim Real, Parque Mariana, Vila Real, Ypê, Vila Romana e Village.

Terça e quinta: Fátima, Bulhões, Freitas Soares, Jardim das Acácias e São José.

 

Foto:Divulgação

Leia também: