Porto Real realiza primeira cirurgia por vídeo no município

Porto Real realiza primeira cirurgia por vídeo no município

 

Pela primeira vez desde a inauguração, o Hospital Geral Municipal São Francisco de Assis, em Porto Real, realizou uma cirurgia com apoio de um sistema de videolaparoscopia. Os novos equipamentos foram utilizados na última quarta-feira, dia 29, em um procedimento de retirada de cálculos na vesícula. A cirurgia foi considerada um sucesso pela equipe médica e a paciente, uma moradora de Porto Real, de 91 anos, encontra-se estável e em recuperação. 

 

“Esse tipo de equipamento permite que sejam feitas apenas quatro pequenas incisões, de apenas um centímetro de diâmetro, por onde passam a microcâmera e as pinças. Por isso, os riscos de complicações para o paciente são muito menores, assim como o desconforto no pós-operatório”, explica o diretor administrativo do Hospital, Danilo Bandoli. A intenção do corpo clínico do Hospital é utilizar os equipamentos com frequência. “Nas próximas semanas outros procedimentos já estão agendados. Considerada de alta complexidade, a cirurgia com o sistema de videolaparoscopia pode ser realizada com diferentes finalidades, após uma análise de compatibilidade do paciente”, comentou. 

 

O prefeito de Porto Real, Ailton Marques, comemorou o sucesso da cirurgia e agradeceu a todos os profissionais envolvidos. “Pela força de um trabalho de equipe, nosso Hospital tem evoluído a cada dia. Essa cirurgia é um marco para a saúde de Porto Real e uma prova que com trabalho sério e dedicação, é possível realizar grandes feitos no nosso município”, comentou. O prefeito comentou também que em março estará pronto o novo centro de imagem do Hospital. “Em breve teremos o serviço de tomografia disponível no nosso hospital, outro grande avanço para a nossa saúde”, finalizou.

Leia também: