Servidores das escolas municipais recebem capacitação em Pinheiral

Servidores das escolas municipais recebem capacitação em Pinheiral

 

Na manhã da última sexta-feira (31/01), profissionais das escolas municipais participaram da Formação dos Servidores de Apoio da Rede Municipal de Ensino de Pinheiral, no auditório do Centro de Ensino Roberto Silveira, no Centro. O objetivo da ação promovida pela Secretaria Municipal de Pinheiral neste início do ano é ser mais um elo na corrente na valorização profissional, proporcionando melhoria na Educação e consequentemente para os estudantes do município.

 

“A Educação, assim como os outros setores, funcionam como uma engrenagem. E, todos os servidores tem uma função importantíssima. Seria muito ruim, se saíssemos de Pinheiral e escutássemos falar mal da nossa cidade. E, quando vamos para fora da cidade, a gente houve falar muito bem tanto da Educação quanto da Saúde, e sintam-se orgulhosos em fazer parte dessa construção. Ninguém tem o compromisso com o Ednardo ou com a Sediene, mas com a sociedade que infelizmente está cada vez mais empobrecida e com dificuldade. Ainda assim, mesmo com todas as dificuldades temos nos empenhado na busca de investimentos e se destacado em relação a municípios que tem arrecadação muito maior do que a nossa”, disse o prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa.

 

Durante a abertura do evento, o secretário Municipal de Educação, Fernando Antônio Cabral de Souza Júnior, fez questão de explicar os investimentos são realizados pelo Governo Municipal para oferecer alimentação escolar para os alunos da rede municipal.

 

“Quero destacar a importância dos nossos servidores para a Educação de Pinheiral. A escola só funciona porque existem vocês, que acolhem nossos alunos desde a portaria. Às vezes, escutamos algumas críticas e, é preciso esclarecer algumas coisas, pois as merendeiras fazem um trabalho brilhante dentro das escolas, mas, muitas pessoas talvez não tenham noção de como funciona a alimentação escolar no município. Recebemos recursos do Governo Federal para realizar a alimentação escolar no valor de R$0,35 centavos por aluno e 30% desse valor tem que ser gasto com a agricultura familiar. Com isso, dá para imaginar o esforço da Secretaria Municipal de Educação para oferecer uma alimentação de qualidade para nossos alunos. O programa federal prevê que as escolas municipais ofereçam apenas uma refeição por dia, como um café da manhã, por exemplo. Mas, o nosso governo entende que é preciso muito mais que isso, e fazemos um grande esforço para realizar esse investimento com recursos próprios, pois entendemos que uma alimentação de qualidade faz toda diferença no aprendizado das crianças. No entanto, pode acontecer alguma falha na distribuição de algum alimento e repercutindo na dificuldade que a merendeira tem no dia a dia. É importante a gente ter o conhecimento que, em momento algum, estamos deixando de cumprir o que o programa pede, pois sempre fizemos e vamos continuar realizando muito além”, explicou Fernando. 

 

“Dou as boas-vindas. E, quero dizer que o trabalho de vocês é muito importante. Eu comparo com uma mensagem, que li ontem, que falava do tijolo. Não sei se alguém já leu, é muito interessante do “Tijolo” e, ela fala que todos nós, somos tijolos, seja na vida religiosa, no trabalho. Não importa em que posição, se for tijolo colocado no alicerce, o se foi colocado no meio ou em cima. O importante é que todos os tijolos é que sustentam a estrutura. Sem a presença de cada um, o prédio não fica. Todos nós somos tijolos nas obras de Deus e também no trabalho, nas obras sociais e na Educação não é diferente. O trabalho de todo mundo é o que compõe o todo”, disse a vice-prefeita, Sediene Maia.

 

Leia também: