Prefeitura de Barra Mansa abre inscrições para 680 unidades do Minha Casa Minha Vida

 Prefeitura de Barra Mansa abre inscrições para 680 unidades do Minha Casa Minha Vida

Interessados com rende familiar de até R$1.800,00 devem comparecer a Prefeitura entre os dias 18 e 31 de março para efetuarem as inscrições; são 680 unidades no Paraíso de Cima e Santa Izabel; candidatos devem estar com dados atualizados no Cadastro Único do Governo Federal

 

A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Habitação e Interesse Social, inicia na próxima segunda-feira, dia 18, as inscrições para quem pretende obter uma das 680 unidades residenciais populares do Programa Minha Casa Minha Vida. Interessados devem comparecer ao Centro Administrativo, situado a Rua Luis Ponce, nº 263, Centro, munidos dos seguintes documentos originais e cópia: RG de todos os membros da família, CPF, Número de Inscrição Social (NIS) atualizado, título de eleitor, carteira de trabalho e/ou comprovante de renda, além de comprovante de residência de no mínimo cinco anos. Se na família houver pessoas com deficiência é necessária à apresentação de laudo médico (CID). O programa também exige que a renda mensal familiar seja de até R$1.800,00 e que o titular seja maior de 18 anos de idade. As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de março, de segunda a sexta-feira, das 13 às 19 horas. Aos sábados, das 8 às 17 horas.

 

 

De acordo com o prefeito Rodrigo Drable a iniciativa visa reduzir o déficit habitacional existente no município. “Há pelo menos 25 anos, Barra Mansa não implementa uma política habitacional popular direcionada à remoção de famílias que moram em áreas insalubres e de risco. Estamos concretizando o sonho da casa própria para essas famílias”, destacou.

 

O secretário de Habitação e Interesse Social, Alberto Almeida Carneiro, explicou que as obras estão em fase final de construção nos bairros Paraíso de Cima, na Região Leste, e Santa Izabel, parte alta do Ano Bom. “O Residencial Paraíso de Cima, com 240 unidades habitacionais, fica na Rua Izalino Gomes da Silva; Já o Residencial Santa Izabel A, com 200 unidades, e o Residencial Santa Izabel B, com 240 unidades, ficam localizados na Rua São José. Seguindo as determinações do Estatuto do Idoso, das 680 unidades oferecidas, 3% são destinadas a pessoas idosas, na condição de titular do benefício e 3% para famílias com pessoas com deficiência, conforme disposição do Estatuto da Pessoa com Deficiência. Famílias chefiadas por mulheres e famílias que moram atualmente em área de risco, insalubres ou que tenham sido desabrigadas também terão prioridades no programa”, detalhou Alberto Carneiro.

 

CADÚnico é a principal exigência”, afirma secretário

Alberto Carneiro ainda acrescentou que a principal exigência para dar início ao processo de seleção de uma das 680 unidades é estar em dia com o CAD Único, que é feito em uma das seis unidades do Cras (Centro de Referência em Assistência Social) ou na sede da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, na Rua Oscar da Silva Marins, 182, próximo à prefeitura. “O Cadastro Único é a porta de entrada para diversos programas sociais do Governo Federal, entre eles, o Minha Casa Minha Vida. Portanto, para entrar na fila de inscrição é fundamental estar com os dados atualizados no Cadastro Único do Governo Federal. Ir para fila sem este cadastro não adianta, já que é uma das exigências do edital que segue as regras das leis federais”, frisou o secretário.

 

O edital 02/2019, contendo todas as regras e exigências do Minha Casa Minha Vida, pode ser consultado a partir desta terça-feira (12) no site oficial da prefeitura www.barramansa.rj.gov.br  e no Boletim Oficial disponível na sede da Secretaria de Habitação e Interesse Social (Campla) e nas unidades do Cras (Centro de Referência em Assistência Social) nos bairros Vila Coringa, Getúlio Vargas, Vila Natal, São Pedro, Paraíso de Cima e Siderlândia.

 

O Minha Casa Minha Vida é o maior programa habitacional já realizado em Barra Mansa. As obras foram iniciadas em 2017, após intervenção do prefeito Rodrigo Drable junto à Caixa Econômica Federal e ao Ministério das Cidades. A expectativa do prefeito é liberar a construção de outras 300 unidades ainda neste primeiro semestre do ano.

 

INSCRIÇÕES

- Serão realizadas a partir do dia 18 de março, no térreo do Centro Administrativo (prefeitura), na Secretaria de Habitação, de segunda à sexta-feira, das 13 às 19 horas e aos sábados, de 8 às 17 horas.

EXIGÊNCIAS DO MINHA CASA MINHA VIDA

- Titular do benefício deve ter maior de 18 anos

- Renda familiar de até R$ 1.800,00

- CAD Único atualizado

 

DOCUMENTOS ORIGINAIS E CÓPIAS A SEREM APRESENTADOS NO ATO DA INSCRIÇÃO:

- RG de todos os membros da família

- CPF de todos os membros da família

- NIS (Número de Inscrição Social)

- Título de eleitor

- Carteira de Trabalho e/ou comprovante de renda

- Comprovante de residência de no mínimo cinco anos (conta de luz, água, telefone ou fatura do cartão de crédito)

- Laudo médico (CID) se houver pessoa com deficiência na família.

 

Coordenadoria de Comunicação Social Prefeitura de Barra Mansa, fotos: Paulo Dimas.

 

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