Moradores do bairro Vista Alegre são testados em massa para detecção da Covid-19

Moradores do bairro Vista Alegre são testados em massa para detecção da Covid-19

Secretaria de Saúde de Barra Mansa tem feito um trabalho itinerante com aplicação de testes rápidos na população

 

Em continuidade ao trabalho realizado pela Prefeitura de Barra Mansa, que está promovendo testagem em massa para detecção de Covid-19 nos munícipes, a Secretaria de Saúde esteve nesta quinta-feira, 29, com as equipes da Vigilância em Saúde, na praça Juscelino Kubitschek, no bairro Vista Alegre. A ação tem como principal objetivo combater a propagação do vírus.

 

Todas as pessoas são examinadas por meio de testes rápidos. A testagem é feita através de uma amostra de sangue do indivíduo, que pode constatar a produção de dois anticorpos: o IgM ou IgG. O primeiro é produzido quando o indivíduo está na fase aguda da doença, iniciada entre cinco e sete dias após a infecção pelo vírus. Já o segundo continua circulando no organismo da pessoa mesmo depois de passar pela fase mais intensa e indica, teoricamente, a proteção a infecções futuras.

 

O secretário de Saúde Sérgio Gomes detalhou a ação que está sendo realizada nos bairros. “As testagens estão acontecendo dentro da normalidade. Estamos atendendo idosos, crianças e adultos, indiscriminadamente. Por onde passamos, percebemos a boa receptividade da população. Estamos com este trabalho itinerante com o intuito principal de preservar a saúde dos nossos munícipes”, destacou Sérgio Gomes.

 

O secretário ainda explicou como acontece o procedimento depois da testagem. “Se a pessoa testar positivo, avaliamos o estado de saúde dela. Se não estiver com sintomas graves, a encaminhamos para a unidade de saúde mais próxima. Caso alguém apresente uma diferenciação nos sintomas, algo mais grave, orientamos ir ao Centro de Tratamento do Covid, na UPA da Região Leste”, frisou.

 

O morador João Batista de Almeida agradeceu a iniciativa da prefeitura. “Muito bom isso que estão fazendo. É importante estar atento a doença. Trazer o pessoal para testar a gente no bairro foi uma ótima iniciativa”, enfatizou.

 

Leia também: