Barra Mansa tem novo sistema de Emissão de Nota Fiscal Eletrônica

Modernizar e agilidade: medida melhora a qualidade do serviço aos contribuintes e servidores públicos

     A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Fazenda, está modernizando o sistema de tributação municipal, disponibilizando novos recursos on-line para os contribuintes. Na manhã desta quinta-feira (02), representantes de empresas, contadores e funcionários públicos do setor de arrecadação tributária do município participaram do lançamento do sistema, que entrará no ar a partir da próxima segunda-feira, dia 6. O evento ocorreu no auditório da Aciap (Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços).

     De acordo com o secretário de Fazenda, Éverton Rezende, a meta da prefeitura é evitar a evasão fiscal e aprimorar a arrecadação tributária. “Atualmente, Barra Mansa arrecada cerca de R$ 4,5 milhões/mês com ISS, IPTU, ITBI, Dívida Ativa e outras taxas. São esses recursos que são investidos para melhorar a qualidade de vida da população e trazer benefícios para a cidade”, detalhou o secretário.

     O subsecretário da Receita Municipal da Secretaria de Fazenda, Leonardo Salazar, explicou que no fim de 2016, a empresa Tiplan, do Rio de Janeiro, que prestava serviço há mais de 10 anos para a prefeitura foi substituída pela empresa Assessor Público, com sede em Araçatuba/SP. A efetivação da nova empresa começou em janeiro de 2017, sem o devido planejamento pela gestão anterior e treinamento dos servidores, o que gerou uma série de problemas de falhas e instabilidades no sistema ao longo do ano passado, prejudicando o trabalho dos servidores da Secretaria de Fazenda e o atendimento aos contribuintes. Essas questões levaram a Secretaria a abrir um novo processo licitatório no ano passado e elaborar um termo de referência com todas as exigências necessárias, culminando na contratação da empresa Nota Control Tecnologia. A prefeitura está rescindindo o contrato com a Assessor Público. Durante o processo de migração do sistema, a emissão de notas fiscais eletrônicas foi suspensa. O acesso ao serviço poderá ser feito com data retroativa.


     A Nota Control Tecnologia, com sede em Campo Grande, no estado de Mato Grosso do Sul, é especializada em soluções para as administrações públicas, com 20 anos de experiência no desenvolvimento de ferramentas voltadas à gestão tributária municipal, a empresa avança na modernização do sistema via internet, atendendo a todas as especificações do setor de arrecadação tributária, trazendo mais usabilidade e facilidade, tanto para os contribuintes, como para os funcionários da Fazenda. Possui ainda posição de destaque no cenário nacional pelos serviços prestados atendendo a mais de 60 cidades, entre elas: Cuiabá, no Mato Grosso; Jacareí, em São Paulo e Santa Maria, no Rio Grande do Sul. No Sul Fluminense, a empresa está realizando serviços para as prefeituras de Itatiaia e Barra Mansa.

     Durante a apresentação, a Gerente de Tecnologia da Informação da Nota Control Tecnologia, Silvana Nascimento, revelou que o sistema é uma nova solução de gestão do ISS e que os serviços podem ser acessados, inclusive pelo celular, facilitando a vida dos contadores e profissionais da área. “Para esclarecer eventuais dúvidas, teremos uma equipe especializada de plantão no térreo da prefeitura. Haverá ainda chat on line através do endereço www.notaeletronica.com.br. O contribuinte que desejar pode ainda enviar email para  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.”, concluiu.

Fotos: Chico de Assis

Leia também: