Barra Mansa publica resultado dos primeiros editais de aplicação da Lei Aldir Blanc

Barra Mansa publica resultado dos primeiros editais de aplicação da Lei Aldir Blanc

Artistas barra-mansenses estão entre os primeiros a receber o recurso no Brasil

 

A Fundação Cultura Barra Mansa divulgou nesta terça-feira (13) os primeiros resultados dos editais de aplicação dos recursos da Lei Aldir Blanc. De acordo com o cronograma, a publicação contempla os artistas que fazem parte do programa de patrimônio, artes cênicas e visuais. O resultado pode ser conferido no portal da transparência, através do endereço portaltransparencia.barramansa.rj.gov.br/lei-aldir-blanc/. O recurso começará a ser liberado a partir do dia 23 deste mês, sendo depositado diretamente nas contas dos artistas.

 

Os próximos editais a terem os resultados publicados contemplarão os artistas da música, literatura, Hip Hop, grafite e multiplicadores culturais. O último lote de resultados será com os contemplados nos editais de ocupação e audiovisual, sendo publicados na segunda-feira, 19 de outubro.

 

O presidente da Fundação Cultura Barra Mansa, Marcelo Bravo, falou sobre a satisfação do município em ser um dos primeiros a divulgar a lista dos contemplados. “Barra Mansa tem sido referência na aplicação dos recursos da Aldir Blanc. Nós somos uma cidade criativa e temos inúmeros artistas que fazem isso ser realidade. Esperamos que o recurso tenha um impacto positivo diante deste período que estamos enfrentando”, ressaltou Bravo.

 

Ana Lúcia Alves de Abreu, representante do artesanato no Conselho de Cultura e integrante da Comissão de Editais, disse que ficou surpresa com a quantidade e também a qualidade das propostas. "Para nós está sendo muito difícil analisar tantas propostas, uma a uma. Mas também tem sido muito enriquecedora a experiência de conhecer os artistas de todos os setores da cidade. Estamos com uma grande responsabilidade e cumprimos rigorosamente como a lei determina, trabalhando com transparência e participação da sociedade civil, ", disse Ana Lúcia.

 

Ainda estão abertas as inscrições dos editais para a concessão de Prêmios do Artesanato, da Folia de Reis, Mestres de Capoeira, Cultura Afra e Calendário Cultural, como explicou Bravo.  "Vale lembrar que as inscrições para os editais de premiação vão até o dia 03 de novembro. Estamos com nossa equipe preparada para ajudar a todos nas suas inscrições. Estamos na sede da Fundação Cultura”, completou.

 

Todos os editais prevêem um período de recursos que devem ser protocolados pessoalmente na sede da Fundação Cultura, no Palácio Barão de Guapy. A Comissão de Editais é composta por dois membros do poder civil do Conselho Municipal de Cultura e dois agentes do poder público, vinculados à Fundação Cultura.

 

Leia também: