Festival Internacional de Música de Barra Mansa começa nesta terça-feira

Recital de Professores e Alunos será a atração desta terça-feira; integrante da OSBM fará estreia mundial de peça de compositor brasileiro

     O resultado do intercâmbio de experiências. Dessa forma, pode-se definir a apresentação pública desta terça-feira (24) quando começa o II Festival Internacional de Música de Barra Mansa. O Recital de Professores e Alunos do Festival acontece às 19 horas, no Salão Nobre Prof. Jayme Dantas, no campus Barra Mansa do UBM (Centro Universitário de Barra Mansa).

Foto: Paulo Dimas

     Segundo o diretor Artístico do festival, Daniel Guedes, as apresentações envolvendo alunos e professores são muito importantes em um festival de música, pois acabam sendo a culminância do trabalho desenvolvido durante o período do evento. “Eles ensaiam durante o período do festival, que é curto, e preparam essa apresentação para a plateia, resultado desse intercâmbio, dessa troca de informações. É uma boa oportunidade dos alunos se apresentarem ao público”, explicou ele.

     Neste recital, os professores que se apresentarão são o violinista John MacGrosso, integrante do Arianna String Quartet (EUA) e o violonista André Rodrigues, da OSB (Orquestra Sinfônica Brasileira), além do pianista Cristiano Vogas. Ele contará ainda com a participação de dois alunos do festival, a violinista Carolina Santa Rosa, do Rio de Janeiro, e o clarinetista Bezaleel Ferreira, integrante da OSBM (Orquestra Sinfônica de Barra Mansa).  

 

Foto: Paulo Dimas

 

ESTREIA MUNDIAL 

     Bezaleel Ferreira, que além de integrar a OSBM, é professor no Projeto Música nas Escolas, conta que, em sua apresentação, fará a estreia mundial da peça “Topografia No 2”, do compositor brasileiro Marcel Castro-Lima, que estará presente no recital. “Essa peça faz parte de uma série composta a partir de contornos extraídos da topografia de um determinado território, sendo aplicados a esses contornos diversos parâmetros musicais. É uma grande alegria fazer sua estreia mundial aqui em Barra Mansa, durante o festival”, contou ele.

     Bezaleel Ferreira, 37, é natural de Coronel Fabriciano (MG), mas começou seus estudos em Volta Redonda, dando seguimento no Rio de Janeiro, onde graduou-se Bacharel em Clarineta pela UFRJ, em 2011. Desde então, atua no Projeto Música nas Escolas e integra ainda o Duo Ferreira Richter e o Quinteto Vera Cruz.

     Marcel Castro-Lima, 31, natural de Teresina (PI), é regente e compositor. Graduado em Regência pela UFRJ, é mestre em Composição também pela UFRJ, sob orientação do compositor Liduino Pitombeira. Atualmente, realiza pesquisa de Doutorado na UniRio. Tem recebido diversos prêmios de composição orquestral e sua obra inclui tanto peças orquestrais de grande porte como peças para solistas e de câmara.

Rodapé do Site
 

Programação (24 a 28 de julho)

24/07

19h – Recital Professores e Alunos do Festival – UBM (Salão Nobre - Campus Barra Mansa)

 

25/07

20h – Concerto Banda Sinfônica – Instituto Cultural Municipal

 

26/07

19h – Música de Câmara – Professores e Alunos do Festival – UBM (Salão Nobre - Campus Barra Mansa)

 

27/07

19h – Audição dos Alunos – UBM (Salão Nobre - Campus Barra Mansa)

 

28/07

16h – Concerto de Encerramento – OSBM e Alunos do Festival – Instituto Cultural Municipal

Leia também: