Saae-BM alerta sobre importância da coleta seletiva do lixo

Ações de conscientização são intensificadas no Centro da cidade com objetivo de envolver moradores e comerciantes no programa

O Saae – BM (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) está intensificando a distribuição de informativos sobre a coleta seletiva no Centro da cidade. A medida visa conscientizar lojistas e moradores sobre a importância do procedimento como maneira de preservar o meio ambiente, aumentando o tempo de vida útil do aterro sanitário e economizando recursos ambientais, além de viabilizar economia com os serviços de limpeza urbana e gerar oportunidade de renda para os catadores de recicláveis.

 

 

Implantada no último dia 16, a coleta seletiva no Centro ainda necessita de maior adesão da sociedade. É o que afirma o gerente de Destinação Final de Resíduos e responsável pelo programa, Sérgio Antônio da Silva. “Os geradores de resíduos ainda não se atentaram para a responsabilidade que o município tem a partir do desenvolvimento da coleta seletiva do lixo. Neste contexto, estamos retornando as lojas, edifícios, salas comerciais e residências entregando o material com instruções e orientações sobre o programa e solicitando que cada um disponibilize o lixo reciclável produzido, de forma adequada, no horário determinado pela autarquia”, disse Sérgio.

De acordo com o gerente, posterior a esta orientação inicial, serão entregues notificações individuais informativas com abordagem na Lei Federal 12.305/2010, que trata sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos. “A legislação estabelece princípios, objetivos, instrumentos e diretrizes para a gestão e gerenciamento dos resíduos sólidos. Também as responsabilidades dos geradores, do poder público, e dos consumidores, bem como os instrumentos econômicos aplicáveis para a produção do lixo e sua destinação adequada. A lei consagra um longo processo de amadurecimento de conceitos e princípios, como a prevenção e precaução, do poluidor-pagador, da eco-eficiência e a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida do produto”, destacou.

Rodapé do Site

Também estão previstas novas reuniões com a CDL-BM (Câmara de Dirigentes Lojistas) e Aciap-BM (Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços) para tratar do assunto. “Vamos solicitar maior apoio destas entidades para o desenvolvimento do programa e esclarecer acerca da importância do trabalho realizado de maneira cooperada, procedimento que viabiliza a geração de renda e a participação social dos catadores, já que permite a contribuição destes trabalhadores com a Previdência Social, garantindo direitos como a aposentadoria. Importante destacar que a coleta realizada pelo catador individual e informal dentro das lojas não é proibida, porém o lojista deve se atentar para duas situações: qual o destino que o catador está dando para este material, já que caso haja descarte irregular, o comerciante poderá ser responsabilizado, e sobre a sua contribuição para manter o catador na informalidade”, esclareceu.

A coleta seletiva no Centro é realizada pelo Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), em parceria com a CoopCat (Cooperativa de Catadores de Barra Mansa), de segunda à sexta-feira, de 13h15 às 17 horas. O serviço é efetuado criteriosamente dentro do horário estipulado, assim sendo, comerciantes e moradores devem disponibilizar o lixo reciclável para a coleta seletiva pelo menos cinco minutos antes do horário divulgado pela autarquia.

Diversos bairros do município como: Ano Bom, Parque Independência, Vila Orlandélia, Santa Rosa, Ary Parreiras, Piteiras, Boa Sorte, São Luiz, Colônia Santo Antônio, Água Comprida, Vila Nova, Jardim Boa Vista, Nossa Senhora de Fátima, São Silvestre, Morro do Cruzeiro e Verbo Divino, além de alguns condomínios, edifícios e empresas como supermercados e escolas já recebem o serviço de coleta seletiva. Ainda este ano, existe a perspectiva de que o projeto seja implantado em outros 24 bairros.

O coordenador de Resíduos Sólidos do Saae, Jackson Rabelo, revelou que este ano a meta é dobrar a quantidade de material reciclável coletado. “Queremos passar das 100 toneladas de lixo reciclável recolhido em 2017 para 200 toneladas este ano. Este crescimento possibilitará a geração de pelo menos mais 20 postos de trabalho e aumento da renda média dos catadores da Coopcat, o que acaba retornando em investimentos no comércio da própria cidade”, ressaltou.

DICAS - O lixo seco, como papéis, papelão, metais, plásticos e vidros, deve ser acondicionado separadamente. Copos plásticos com restos de bebidas precisam ser lavados antes de irem para o lixo. É fundamental que o óleo de cozinha seja colocado em garrafas Pets para a coleta seletiva.

Já o lixo orgânico, como restos de comida, cascas de frutas e legumes, deve ser disponibilizados para a coleta de lixo comum. Enquanto o lixo eletrônico, como monitores de computador, aparelhos celular, impressoras e afins devem ser descartados em empresas e cooperativas próprias na área de reciclagem deste tipo de material.

ROTEIRO DA COLETA SELETIVA

  

13:15 às 14:00hs- Centro

Av. Domingos Mariano (lado direito) e transversais direitas

Rua José Marcelino de Camargo (até o viaduto) e transversais

Rua Prefeito João Chiesse (até o Parque da Cidade) e transversais

Av. Domingos Mariano (lado esquerdo)

 

14:00hs às 14:45 hs –Centro

Av. Joaquim Leite (lado direito) e transversais direitas

Rua Dario Aragão (do Posto São Filipe até a Praça da Liberdade) e transversais

Rua Orozimbo Ribeiro (da Praça Liberdade até a esquina e José Martorano)

Rua José Martorano

Av. Joaquim Leite (lado esquerdo)

 

14:45 às 15:00 hs – Centro

Rua Prefeito Mário Pinto dos Reis

Rua Bernardino Silva

 

15:00 às 15:40 hs – Centro

Rua Barão de Guapi

Rua Jansen de Melo (até o inicio do Morro do Cruzeiro)

Rua São Sebastião

Rua Monsenhor Costa

Rua José Cardoso Guimarães Cotia

Rua José Alves Caldeira (até esquina da Rua Dr. Mário Ramos)

Rua Ver. Pinho de Carvalho

Rua José Maria da Cruz

Rua Madre Filomena

Rua Dr. Mário Ramos

 

15:40 às 16:20 hs – Centro e Estamparia

Av. Francisco Vilela e transversais

Rua Ary Fontinelli e transversais (até o Viaduto do SESI)

Rua Dário Aragão e transversais (até a Praça LargoNSª da Glória)

 

16:20 às 17:00 hs – Centro Parte Baixa

Rua Duque de Caxias

Rua Cristovão Leal

Rua Prof. Pedro Vaz

Rua Pinto Ribeiro (da esquina c/a Rua Santos Dumont até a esquina com a Rua Luiz Ponce)

Trav. Mário Pinto dos Reis

Rua Luiz Ponce

Rua Oscar da Silva Marins

Rua Santos Dumont

Rua Jorge Lóssio

Rua Pinto Ribeiro(da esquina da Rua Santos Dumont até a esquina da Rua Duque de Caxias)

Rua Mamede Froes de Andrade ( antiga Rua do Paraguai)

Rua Juiz Antônio Ciani

Rua Benedita H. de Lima (do Jardim da Preguiça até a Ponte dos Arcos)

Rua Presidente Getúlio Vargas

Rua Nilo Peçanha

Rua Andrade Figueira

 

17:00 ás 17:30 hs – Ano Bom

Rua Abdo Felipe e transversais

Rua João Valiante e Transversais

Rua Tenente José Eduardo e transversais

por Comunicação PMBM

Leia também: