Governador participa do CEO Conference Brasil 2020

Governador participa do CEO Conference Brasil 2020

 Durante rodada de debates, Witzel detalha processo de concessão da Cedae

 

O governador Wilson Witzel detalhou, nesta terça-feira (18/02), o processo de concessão da Cedae, que também deve incluir as etapas de captação e tratamento de água em uma operação de venda de ações, a chamada IPO (sigla em inglês). A ideia é que, a partir de 2021, 60% desse setor da companhia estejam disponíveis para negociação. O anúncio foi feito durante rodada de debates sobre modernização dos estados, no CEO Conference Brasil 2020, em São Paulo.

 

 

Na ocasião, Witzel falou sobre o novo modelo de concessão da Cedae, apresentado pelo BNDES e aprovado pelo Conselho Deliberativo da Região Metropolitana na semana passada. O leilão das áreas de distribuição de água e de coleta e tratamento de esgoto está previsto para este ano.

 

- As concessionárias terão que cumprir as metas de universalização dos serviços, devendo atingir 100% de cobertura no abastecimento de água e 90% no esgotamento sanitário. É um projeto de investimento de mais de R$ 30 bilhões e um modelo que deve ser seguido daqui pra frente - afirmou.

 

Energia

Durante o debate, o governador também convidou os empresários a visitarem o Rio de Janeiro e conhecerem os projetos que estão sendo desenvolvidos na área de Energia. Ele lembrou que o Rio é hoje o primeiro estado da federação a permitir que autoprodutores e autoimportadores possam veicular as moléculas de gás pela empresa concessionária. 

 

- Com a quebra do monopólio da Petrobras, a empresa que comprar o gás poderá adquiri-lo com outros produtores. É preciso preparar o mercado para essa grande oferta de gás que vai acontecer nos próximos dois anos. Nós estamos preparando o Rio de Janeiro, trabalhando em parceria com o Governo Federal para ter os gasodutos e distribuir o gás pelo Brasil - explicou.

 

CEO Conference Brasil 2020

Ao longo de dois dias, centenas de pessoas debatem suas visões e insights para o ano de 2020 nos campos da política, economia, empreendedorismo, inovação e tecnologia.

 

Entre os principais temas da nova edição estão o desafio de políticas fiscais e monetárias, tecnologia, os ciclos imobiliários e privatizações.

 

 

Os governadores de São Paulo, João Doria, e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, também participaram da rodada de debates sobre modernização dos estados do CEO Conference Brasil.

 

Fotos: Rogério Santana

Leia também: