Houve crescimento significativo nas produções de gado de corte e leiteira no município

 

O município de Resende vem ganhando cada vez mais projeção no setor da pecuária no Brasil. Nos últimos cinco anos, o rebanho bovino cresceu significativamente, ganhando destaque mundial com a exportação para outros países. O rebanho do gado, que atualmente está estimado em 46.980 cabeças, aumentou de 5% a 9%, tanto no segmento de carne quanto leiteiro. Grande aliada dos produtores rurais, a Prefeitura de Resende desenvolveu nos últimos três anos políticas que ajudaram a impulsionar o setor pecuarista no ranking brasileiro, elevando os indicadores de produtividade regionais.

 

Um dos principais incentivos à crescente da produção pecuarista foi a intensificação da manutenção das estradas vicinais para agilizar o escoamento das mercadorias, com a aquisição de caminhões e máquinas pesadas pelo governo municipal. A Prefeitura também busca fornecer condições importantes para alavancar a economia no setor, tais como: promoção de campanhas de vacinação para os animais; torneios leiteiros; palestras; e outros eventos direcionados aos produtores rurais.

 

 

O secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Vinicius Cibien de Oliveira, deu um panorama da realidade do município, evidenciando sua posição de destaque estabelecida no Estado do Rio de Janeiro. “Atualmente, Resende produz cerca de 23 milhões de litros de leite por ano. O nosso município e as cidades de Valença e Barra Mansa representam 70% da produção de leite produzido em todo o Estado do Rio de Janeiro. Juntando estes três municípios, são 131 milhões de litros de leite anualmente”, frisa.

 

Vinicius Cibien ainda destacou quais são os fatores que contribuíram para o aumento significativo nas produções de gado de corte e de leite no cenário global, nos últimos tempos.

— Há mais de dois meses, com a reabertura da exportação de carne para os países dos Emirados Árabes, Turquia e China, o preço da arroba do boi, ou seja, do gado de corte, teve um aumento significativo, em torno de 35%. Recentemente, as escalas de abate tiveram uma pequena queda, mas a tendência é de manter estável o parâmetro considerado mais alto de valores da atualidade, como se vê nos mercados. A produção leiteira também subiu razoavelmente, com a melhoria da qualidade do leite, o que tem ocorrido no segmento. O que ainda está se destacando mesmo é o preço do boi de corte, em relação à reabertura da exportação para os países citados. Comparando hoje, o gado de corte teve maior aumento do que a produção leiteira no quesito financeiro. Desta forma, a comercialização da carne bovina fica mais valorizada e, consequentemente, os preços do frango e do porco também sobem; isso é chamado de lei da oferta e procura – explica.

 

 

O secretário ressaltou que a crescente produtividade da região ganha apoio contínuo por meio de medidas e benefícios oferecidos pela Prefeitura Municipal.

— Um dos obstáculos dos produtores rurais é o escoamento da produção, que vem sendo facilitado com a constante manutenção das estradas vicinais. Resende possui mais de 700 quilômetros de estradas rurais, as de terra. Com o aumento da frota municipal, a Prefeitura incluiu investimentos nos maquinários pesados e veículos apropriados, visando reforçar os serviços diários já prestados na zona rural e, em consequência, agilizar o escoamento dos produtos. Disponibilizar esta manutenção com a própria frota é um grande avanço, que resulta em vantagens para o homem do campo. Os produtores ainda precisam ter acesso a novas tecnologias; esta realidade vem sofrendo modificações aos poucos. Vale salientar que o governo municipal estimula a pecuária leiteira com torneios curraleiros, que são feitos diretamente nas fazendas. São promovidos, anualmente, os tradicionais torneios leiteiros da Exapicor (Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Resende) e da Amizade, na Área de Exposições da cidade. A pasta prioriza também trabalhos como campanha de vacinação, ‘Dia de Campo’, palestras e atendimentos clínicos. O ‘Dia de Campo’ é um momento para o homem do campo, com informações e atividades diferenciadas, como a distribuição de muda de capim – informa.

 

A Prefeitura busca viabilizar parcerias com a Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro) de Resende, Sindicato Rural de Resende e empresários da região, para iniciativas de melhorias e eventos do setor.

 

Fotos Divulgação

Novo chefe de instrução do Tiro de Guerra de Barra Mansa assume o comando

Cerimônia de posse nomeou o 1° sargento de comunicação, Leandro Furtado, nesta sexta-feira, dia 13

 

A manhã desta sexta-feira (13) foi marcada por um novo ciclo para os aspirantes a soldado do Comando do Tiro de Guerra de Barra Mansa. O Parque da Cidade Natanael Geremias sediou a cerimônia da troca de chefia do batalhão. Após três anos em exercício, o subtenente Carlos Henrique Nunes passou o posto do comando para o primeiro sargento de comunicação, Leandro Furtado. A vice-prefeita Fátima Lima, o tenente coronel Rodrigo Otávio e membros da Secretaria de Ordem Pública prestigiaram o evento.

Resende paga antecipadamente segunda parcela do 13º salário para servidores municipais

Prefeitura consegue pagar valores antecipadamente no mesmo ano em que promoveu reajuste e equiparações salariais

 

A Prefeitura de Resende depositou nesta quinta-feira, dia 12, a segunda parcela do 13º salário de todo o funcionalismo municipal. Com isso, pelo segundo ano consecutivo a atual gestão consegue fazer o pagamento oito dias antes da data limite determinada pela lei, que é em 20 de dezembro. Vale ressaltar que em 2019 a atual gestão tomou uma série de medidas que buscaram valorizar a categoria.

PlanificaSUS visa integrar ações da Atenção Primária em Saúde e Atenção Ambulatorial Especializada

 

Através de parcerias entre o Ministério da Saúde, Hospital Albert Einstein e as Secretarias Estaduais e Municipais, o Horto Municipal sediou nos meses de outubro e novembro, dois dos quatro workshops sobre a Planificação de Atenção à Saúde (PlanificaSUS). O objetivo do PlanificaSUS é promover a integração dos serviços e atendimentos realizados pela Atenção Primária em Saúde e Atenção Ambulatorial Especializada. A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Real já implantou o programa nas Unidades de Saúde da Família (USF) do Jardim das Acácias e Freitas Soares. A próxima unidade beneficiada será o Policlínico do Bairro Fátima, que recebe o programa a partir de janeiro de 2020. O PlanificaSUS será gradativamente implantado em todas as USFs também a partir do próximo ano.

Prefeito Rodrigo Drable esteve presente em mais uma edição do tradicional Natal do Cemae

Confraternização é tradição na cidade e aconteceu no Ilha Clube nesta quinta-feira (12)

 

O Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (Cemae) realiza um serviço social com crianças, jovens e adolescentes da rede pública de ensino de Barra Mansa. Todo o ano promove um Natal Especial e nesta quinta-feira (12) a confraternização aconteceu no Ilha Clube.

 

Pinheiral forma segunda turma do curso de cuidador de idosos

 

Cerca de 60 pessoas se formaram na noite da última quinta-feira (12/12), no auditório do Centro de Ensino Municipal Roberto Silveira, no “Curso de Cuidador de Idosos e Pessoas com Limitação Físicas”. Somando a primeira turma do curso profissionalizante gratuito, mais de 150 pessoas já se capacitaram no curso oferecido pela Prefeitura Municipal de Pinheiral através do Gabinete da Vice-Prefeitura em parceria com as secretarias municipais.

Vereadora Soraia Balieiro participa da entrega da patrulha maria da penha

Indicação foi atendida pelo prefeito Diogo Balieiro Diniz e já está a disposição da Guarda Civil Municipal

 

A vereadora Soraia Balieiro (PSB) participou ao lado do prefeito Diogo Balieiro Diniz (DEM) da cerimônia de entrega da Patrulha Maria da Penha à Guarda Civil Municipal, uma proposta defendida desde o início do seu mandato. O evento realizado na última terça-feira, dia 10, no Espaço Z, contou com a presença de diversas autoridades, incluindo representantes do Judiciário, sociedade civil e da polícia.

Prefeitura de Barra Mansa autoriza mais de 100 vagas para estacionamento na Avenida Joaquim Leite

Medida busca atender estabelecimentos comerciais e consumidores neste mês de dezembro

 

Para facilitar as compras de fim de ano, excepcionalmente neste mês de dezembro, a partir deste sábado (14) e em todos os outros sábados do mês, os motoristas poderão estacionar os veículos em toda a marginal direita da Joaquim Leite. A atitude é uma iniciativa da Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Ordem. O objetivo é estimular o comércio e girar a economia da cidade. A liberação começa na altura do banco Itaú próximo ao Shopping Figorelle e estenderá até a Praça da Igreja Matriz, próximo ao Centro Estratégico de Segurança Pública (Cesp).

Página 1 de 197

Visitantes on-line

Temos agora 223 visitantes on-line

Estatísticas

Acessos
613540

Login do cliente

PUBLICAÇÃO

Cron Job Iniciado