Volta Redonda integra assistência social, saúde e segurança

Volta Redonda integra assistência social, saúde e segurança

Reunião entre representantes de secretarias municipais e autarquias iniciou maior aproximação para melhorar atendimento à pessoa em situação de rua

 

A assistência às pessoas em situação de rua em Volta Redonda foi tema de uma reunião na manhã desta segunda-feira, dia 18, na sede da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac), no bairro Nossa Senhora das Graças. Com a presença do secretário da pasta, Ailton da Silva Carvalho, e de representantes das secretarias de Saúde (SMS), de Segurança Pública (Sesp) e da Guarda Municipal (GMVR), o encontro é o primeiro a ser realizado, com o objetivo de reforçar a integração entre as áreas.

 

 

“Estamos somando forças para oferecer um melhor atendimento às pessoas em situação de rua. Já contamos com uma estrutura que prioriza o acolhimento e a humanização, mas é importante integrar ainda mais os serviços oferecidos pela prefeitura”, afirmou o prefeito Samuca Silva.

 

Pela Smac, participaram da reunião equipes do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) e da abordagem de rua. Da Saúde estiveram presentes representantes do Centro de Atenção Psicossocial álcool e outras drogas (CAPSAD), além de guardas municipais e de representantes da Sesp. O secretário de Ação Comunitária, Ailton da Silva, destacou a aproximação entre as áreas.

 

“É essencial para que possamos entender os objetivos específicos de cada um e o que a gente pode, enquanto equipe, colaborar no atendimento à pessoa em situação de rua. Além disso, podemos entender quais são as intervenções que cada um executa e onde podemos nos aproximar”, afirmou Ailton, citando que o objetivo é que sejam realizados encontros mensais com as equipes.

 

Reunião entre representantes de secretarias municipais e autarquias iniciou maior aproximação para melhorar atendimento à pessoa em situação de rua

 

Município oferece atendimento especializado

 

Volta Redonda oferece assistência especializada para a população em situação de rua. Os atendimentos são ofertados por meio do Centro POP, que proporciona às pessoas em situação de rua o acesso à alimentação, higiene pessoal, provisão de documentação civil, atendimento psicossocial e, quando necessário, encaminhamentos para a rede de serviços socioassistenciais e demais políticas públicas.

 

Também são oferecidos na cidade o Serviço de Atendimento ao Migrante que, após o atendimento no Centro POP, oferta a concessão de passagem rodoviária para aos usuários em trânsito; o Serviço de Acolhimento Institucional Abrigo Municipal Seu Nadim, um espaço de acolhimento provisório para adultos munícipes em situação de rua, encaminhados pelo Centro POP, com o objetivo de resgatar os vínculos familiares, sociais e comunitários, assegurando a autonomia.

 

Volta Redonda conta ainda com o Projeto Superação que, por meio de atividades laborativas e oficinas socioeducativas, visa intensificar as ações prestadas às pessoas em situação de rua, propiciando acompanhamento nas áreas social, de saúde, lazer, cultura, além de proporcionar acesso à renda e autonomia financeira.

 

 

Estéfano Cruz

Visitantes on-line

Temos agora 285 visitantes on-line

Estatísticas

Acessos
600768

Login do cliente

PUBLICAÇÃO

Cron Job Iniciado