Pinheiral chama a atenção para o mês do ‘Janeiro Branco’

Pinheiral chama a atenção para o mês do ‘Janeiro Branco’

 

O mês de janeiro é marcado pela campanha “Janeiro Branco: por uma cultura da Saúde Mental”. A ação é pensada, planejada e projetada para a promoção de Saúde Emocional nas vidas de todos os indivíduos, buscando estratégias políticas, sociais e culturais para que o adoecimento emocional seja prevenido, conhecido e combatido em todos os campos, esferas, dimensões e espaços em que o humano se faz presente. Na cidade, a Prefeitura Municipal de Pinheiral tem uma ferramenta muito importante para cuidar da saúde mental que é o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que fica localizado na Avenida Brasília, nº12, no bairro Paraíso.

 

O CAPS é um serviço de saúde aberto e comunitário, do Sistema Único de Saúde (SUS), referência no tratamento de pessoas que sofrem com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e persistentes e demais quadros como depressão.  O objetivo é oferecer atendimento à população realizando o acompanhamento psicológico, psiquiátrico e a reinserção social, fortalecimento dos laços familiares e comunitários. O atendimento é feito por meio de encaminhamentos da rede de serviços, das Unidades Básicas de Saúde da Família da cidade e também por demanda espontânea.

 

“O Janeiro Branco é dedicado a mostrar para as pessoas e a sociedade como um todo, que os seres humanos são seres de conteúdos psicológicos e subjetivos, que suas vidas, necessariamente, são estruturadas em torno de questões mentais, sentimentais, emocionais, relacionais e comportamentais, sendo, portanto, imperioso e necessário, que a subjetividade humana possua lugar de destaque em nossa cultura e em nossos cotidianos, sob pena de sermos vítimas de nós mesmos e, de quem despreza as próprias necessidades psicológicas e as necessidades psicológicas alheias”, destacou o Coordenador do CAPS, Luiz Cláudio da Conceição.

 

ATENDIMENTOS - Em Pinheiral, os acolhimentos são realizados nas segundas-feiras, de 09 às 12 horas; nas terças-feiras de 10:30 às 11:30; nas quartas-feiras de 13:30 às 16 horas; nas quintas-feiras de 08:30 às 10:30 e nas sextas-feiras de 13:00 às 15 horas.

 

Foto Divulgação

Leia também: