Prefeitura e Inea fiscalizam rios de Barra Mansa para inclusão no Programa Limpa Rio

Prefeitura e Inea fiscalizam rios de Barra Mansa para inclusão no Programa Limpa Rio

Ação visa minimizar enchentes nas localidades mais afetadas

 

As equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) percorreram as margens dos rios Barra Mansa e afluentes, Bocaina e do Córrego Laranjeiras, com o objetivo de incluí-los no programa Limpa Rio, visando minimizar as enchentes nas localidades.

 

Os técnicos do Inea analisaram a situação dos rios e verificaram quais trechos são mais críticos. O próximo passo é o planejamento e definição das áreas que receberão o serviço. Na próxima quarta-feira (15), representantes da Secretaria de Meio Ambiente se reunirão com membros do Inea, na sede da instituição no Rio de Janeiro, para determinar os próximos passos.

 

O secretário de Meio Ambiente, Vinícius Azevedo, explica que o programa Limpa Rio vem agregar ao trabalho já feito pela prefeitura de retirada de entulhos e detritos naturais dos rios e córregos do município. "A limpeza que o Limpa Rio faz é mais profunda, cuidando do desassoreamento do curso d'água, com o uso de máquinas de grande porte, como escavadeiras e até dragas. Ele busca retornar o leito do rio a sua calha original, tirando todo o material que veio por assoreamento, basicamente formado por areia, argila e outros entulhos. Ao aumentar a calha do rio, temos a capacidade de vazão voltada à original, reduzindo o problema de alagamento”, informou Vinícius Azevedo.

 

O Limpa Rio é um programa do Inea, ligado a Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) e promove serviços de manutenção e limpeza de leitos e margens de rios e canais.

 

Prefeitura e Inea fiscalizam rios de Barra Mansa para inclusão no Programa Limpa Rio

 

Meio Ambiente participa de Encontro na Secretaria de Estado do Ambiente

Representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável participaram na última sexta-feira (10), no Rio de Janeiro, de um encontro com membros da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas), do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e da Associação Nacional dos Órgãos Municipais do Meio Ambiente (Anamma) para debater a gestão integrada entre o estado e os municípios, a participação das cidades em comitês ambientais, sobre o Sistema de Licenciamento Ambiental, Programa Limpa Rio e metas da gestão Estadual.

 

Participaram da reunião o presidente do Inea, Carlos Henrique Vaz, o novo secretário do Seas, Altineu Côrtes, o subsecretário de Saneamento Ambiental da Seas, Marcelo Delaroli. Altineu Côrtes pontuou as diretrizes, metas e algumas ações da gestão, como a entrega de um veículo para cada município, por meio do recurso vindo da Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental.

 

Durante a reunião, também foram apresentados a nova a secretária de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Joice Pedra, o coordenador-geral do Meio Ambiente, Ronaldo Paes Leme, e empossados os subsecretários do Seas de Conservação da Biodiversidade e Mudanças do Clima, Antonio Marcos Barreto, de Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Diane Rangel, e da Subsecretaria Executiva, Eduardo Gameleiro.

 

Fotos: Divulgação

Leia também: