Banner 776 x 186 topo

Guia comercial e classificados on-line.

 

 Terceira edição do evento acontece nesta quinta-feira, dia 13, no Espaço Z

 

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos vai promover nesta quinta-feira, dia 13, a terceira edição do Fórum Municipal para Pessoas em Situação de Rua de Resende. A iniciativa, que será realizada no Espaço Z, com início às 13h, terá como tema a proteção das pessoas em vulnerabilidade social e contará com a participação de profissionais que atuam com este público e na defesa dos direitos humanos, além da apresentação do mapeamento de atendimento, elaborado pelo Fórum Regional de População em Situação de Rua do Médio Paraíba.

 

 

De acordo com a programação, a mesa de debate que conduzirá o fórum será formada pela subsecretária estadual de Direitos Humanos do Rio de Janeiro, Nelma Azeredo; pela coordenadora municipal do programa Consultório na Rua, Joelma de Faria; e pela coordenadora do Serviço de Abordagem Social, Janaína de Angelis, além de representantes da sociedade civil e de especialistas nas áreas da assistência social, psicologia e pedagogia, que trarão para o evento, dados, relatos e experiências que possam contribuir para a implantação de políticas públicas voltadas para o resgate da cidadania e da dignidade desta parcela da população.

 

A realização do fórum, segundo a secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Jaqueline Primo, reforça a importância do trabalho que já vem sendo desenvolvido em Resende, e que é considerado uma referência na região do Médio Paraíba. A secretária lembra que o município foi pioneiro na implantação da rede de atendimento e nas ações realizadas, que incluem abordagens, fóruns, acolhimento e discussões constantes.

 

- Resende tem hoje um trabalho sólido e respeitado neste setor. A maior prova disso é que o nosso Centro Pop atende mensalmente cerca de 80 usuários ativos e mais de 90 temporários, oferecendo para este público refeições, local para banho e lavagem de roupas, além do atendimento prestado por uma equipe multidisciplinar, que oferece assistência médica, psicológica e social para essas pessoas. Além disso, o Centro também desenvolve oficinas de música, futebol, jogos lógicos e cidadania, tendo como objetivo resgatar os vínculos familiares e sociais dessas pessoas – conta a secretaria.

 

 

Experiência reconhecida

 

O trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, no atendimento às pessoas em vulnerabilidade social, é considerado referência desde 2001 e atende muitos municípios da região do Médio Paraíba, já que conta com a mais completa infraestrutura para atendimento a este público. Além do Centro Pop, a Prefeitura oferece ainda serviços itinerantes, como o programa Consultório na Rua, que realiza ações periódicas para aproximar os moradores de rua dos serviços básicos de saúde.

 

Em razão de todo esse trabalho, a equipe do Centro foi convidada, em junho deste ano, para apresentar o trabalho desenvolvido em Resende no seminário “Construindo a Política Estadual para População em Situação de Rua no Estado do Rio de Janeiro”, realizado na capital.

 

 Por Comunicação Social-PMR, com foto de Carina Rocha.

 

 

PUBLICAÇÃO

Login (2)

Entrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim