Banner 776 x 186 topo

Guia comercial e classificados on-line.

 

Cerca de 60 idosos do Asilo Vicentina, situado no bairro Ano Bom, receberam na manhã desta terça-feira (11), as ações do Projeto Cuidar, da Secretaria Municipal de Saúde. Através da iniciativa, foram ofertados aos idosos exames laboratoriais, eletrocardiograma e consultas com especialistas, como oftalmologista, otorrino, neurologista e cardiologista.  A parceria com o Sest/Senat garantiu corte de cabelos e a limpeza das unhas.

 

 

As ações integradas do Projeto Cuidar, segundo o coordenador do Programa Médico em Casa, Aleston Lima Lacerda, acontecem a cada seis meses em cada uma das quatro instituições de longa permanência do município, mas o acompanhamento aos idosos e suas demandas é semanal. “Com o resultado dos exames, verificamos a necessidade de cada idoso e fazemos os encaminhamentos adequados para cada caso. O programa conta com 24 profissionais do Serviço de Atendimento Domiciliar e dez estagiários do curso de enfermagem do Colégio Bom Pastor”, explicou.

 

Aleston ressaltou a necessidade da atenção especial aos idosos. “O ato de cuidar, amar e proteger são princípios básicos que partem de todo e qualquer ser humano. Daí, a importância dessa iniciativa promovida pelo prefeito Rodrigo Drable e o secretário de Saúde, Sérgio Gomes, visando não somente o acolhimento ao idoso, como também o atendimento de qualidade na área da saúde.

 

 

Segundo a técnica de enfermagem do asilo, Marcela Fonseca, a faixa etária dos idosos assistidos pela instituição varia entre 70 e 95 anos. “São pessoas acometidas por artrose, AVC e Alzheimer, muitas não conseguem se locomover de maneira independente”, explicou.  A supervisora administrativa do asilo, Gilvania Aparecida, agradeceu pelos serviços realizados. “Somos extremamente gratos pela iniciativa. Temos ciência da dificuldade de prestar toda essa assistência aos idosos sem o auxílio da Prefeitura de Barra Mansa”.

 

Dona Juvelina Angélica Batalha, de 88 anos, fez exame de sangue e eletrocardiograma. “Recebemos um carinho todo especial e, isso é muito bom”, concluiu.

 

 Por Comunicação Social-PMBM, com fotos de Paulo Dimas

 

PUBLICAÇÃO

Login (2)

Entrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim