Banner 776 x 186 topo

Guia comercial e classificados on-line.

Ações, destinadas aos alunos, familiares e profissionais, acontece na Escola Especializada Hilton Rocha

Começou nesta segunda-feira, dia 20, a Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência, com o tema “Aprender a ser - Além da Visão”. O evento está acontecendo na Escola Especializada Hilton Rocha, no bairro Voldac, em Volta Redonda. A ação tem o objetivo informar e ajudar na compreensão sobre a pessoa com deficiência visual. A abertura do evento contou com a palestra motivacional “A vida extraordinária está além da visão”, realizada pelo coach Alexandre Soares.  

 De acordo com aluna Anália Vidal, a semana vai ser muito construtiva para todos.  “Esse foi o primeiro dia e já aproveitamos muito. A pessoa com deficiência é capaz de realizar diversas tarefas. A sociedade precisa mudar essa idéia de que não somos importantes, muitos nem sabem desse trabalho que é desenvolvido na escola especializada”enfatizou.  

 Além de palestras, a semana vai contar com a visita de alunos do curso de magistério de duas escolas das redes privada e estadual que irão conhecer o trabalho desenvolvido na Hilton Rocha. Segundo a diretora da Escola Especializada Doutor Hilton Rocha, Vera Lúcia Ferreira Cruz, a semana não é apenas dedicada aos alunos, mas a todos que convivem com a pessoa com deficiência.  

“A troca de experiência, sentimentos e informações nos ajuda a compreender a necessidade que estudantes com deficiência e, além disso,  pais e profissionais, têm um espaço para construir juntos novos valores e significados. A participação dos futuros profissionais de educação ajuda muito a mudar esse olhar também”, disse.  

 O prefeito Samuca Silva, destacou a importância da inclusão da pessoa com deficiência dentro da sociedade.  

“Ainda existe dentro da sociedade um preconceito e muito questionamento sobre a capacidade da pessoa com deficiência. Nosso objetivo é exatamente mudar essa visão que é completamente equivocada. Essa semana é muito importante para que todos discutam formas de inclusão”, contou. 

 A Secretária de Educação Rita Andrade destacou a importância de trocar experiências. “A educação é vivência. O convívio diário entre os alunos é essencial para o crescimento pessoal e educacional. A Escola Municipal Dr. Hilton Rocha há anos se dedica a incluir e a preparar o deficiente visual para a sociedade, não apenas alfabetizando, mas cuidando da sua autonomia e essa atividade intensifica ainda mais o contato e a  socialização”, declarou.

 Por Maria Clara Sales com foto Gabriel Borges – Secom – VR 

PUBLICAÇÃO

Login (2)

Entrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim