Banner 776 x 186 topo

Guia comercial e classificados on-line.

Objetivo é prepará-los para o trabalho legislativo

 

Os vereadores jovens de Barra Mansa se reuniram nesta semana para mais uma sessão ordinária do projeto Câmara Jovem. Desta vez, o encontro aconteceu no Palácio Barão de Guapy e teve como objetivo capacitá-los para o trabalho legislativo. Os próprios vereadores jovens conduziram a sessão que contou com participação do vereador Wellington Pires, autor do projeto, do professor Sérgio Rezende e do procurador da Câmara Municipal, Dr. João Dimas.


A sessão teve início às 10 horas com a leitura da ata da sessão anterior, a cargo do primeiro secretário, Richard Gonçalves Pereira. Logo após, o professor Sérgio assumiu a tribuna para uma palestra sobre Ética e Cidadania. Na ocasião, chamou a atenção para a importância do controle que nós, seres humanos, temos sobre os nossos impulsos. Ele destacou que, sobretudo na política, é essencial sabermos controlar nossas emoções, visto que qualquer atitude tomada por impulso pode prejudicar a população.

 


Ao término da palestra, o procurador Dr. João Dimas assumiu rapidamente a tribuna para explicar claramente o funcionamento das sessões. Com 30 anos de Casa, o advogado frisou os principais pontos do Regimento Interno para que os vereadores jovens entendam o andamento dos trabalhos em plenário: expediente, ordem do dia e tribuna. Dimas também alertou sobre o tempo de fala e quórum necessário para abertura da sessão, bem como para votação da ata – sete e dez vereadores presentes, respectivamente.

 

Por fim, o autor do projeto, Wellington Pires, falou sobre as funções reais e um vereador: fiscalizar, legislar e representar a população. O parlamentar também explicou o trâmite interno dos projetos, desde as comissões até a votação em plenário e ressaltou como será o trabalho daqui pra frente. “Na próxima sessão serão apresentados os projetos que vocês vão propor. Não se preocupem com a formatação dos documentos porque nós vamos auxiliar em tudo, mas precisamos do conteúdo”, informou o vereador, destacando que a ajuda dos professores será essencial. “Precisamos ter muita atenção com os temas abordados, lembrando que matérias financeiras e de serviços públicos Federal ou Estadual, por exemplo, não são de iniciativa do vereador”, completou.

 

 

Os vereadores jovens voltam a se reunir no dia 8 de agosto, às 15 horas, na Câmara Municipal para a Sessão Preparatória. Eles terão até esta data para elaboração de seus projetos. Wellington Pires colocou seu gabinete à disposição para qualquer dúvida, assim como a Secretaria da Câmara estará disponível para atender os jovens durante esse processo.

PUBLICAÇÃO

Login (2)

Entrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim