Banner 776 x 186 topo

Guia comercial e classificados on-line.

Atendimento inédito à população começa na sexta-feira, dia 04 de maio, na Farmácia Municipal

 

A população de Volta Redonda terá assistência inédita na Rede Municipal de Saúde com a implantação do Consultório Farmacêutico. O atendimento começa nesta sexta-feira, dia 04 de maio, às 14h, na Farmácia Municipal, Rua Edson Passos, nº 171, Aterrado. A inauguração marca o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, comemorado no dia 05 de maio.

 

O Consultório Farmacêutico vai atender os usuários da Farmácia Municipal e tem como objetivos promover a adesão ao tratamento indicado pelo médico, ensinar a melhor forma de armazenamento e administração do medicamento, fornecendo inclusive um calendário posológico ao paciente.

 

 

De acordo com o diretor da Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde de Volta Redonda, Alan Sombra, um exemplo clássico para confirmar a necessidade do Consultório Farmacêutico é o paciente diabético que começa a fazer uso da insulina. “Durante o atendimento, ele vai aprender como aplicar e como conservar o medicamento”, afirmou, lembrando que, justamente por isso o atendimento no consultório vai começar pelos diabéticos e hipertensos.

 

Ele acrescenta que para esses pacientes diabéticos, o consultório terá ainda um programa que retira informações do aparelho de controle glicêmico capilar. “Com o controle diário impresso, o paciente poderá apresentar ao médico todo histórico das alterações na taxa de glicose durante determinado tempo”, falou Alan.

 

Eron Nunes de Oliveira, que recebe insulina da Farmácia Municipal, aprovou a iniciativa. “É bom ter alguém para orientar quanto ao uso correto do medicamento. No caso da insulina, é muito importante também saber armazenar”, disse, ressaltando que é mais uma assistência gratuita para o usuário da Rede Pública de Saúde do município.

 

 

O atendimento também vai avaliar a duplicidade terapêutica, que pode acontecer com pacientes que consultam com mais de um médico. Ainda será explicada a eficiência de medicamentos genéricos, o cuidado ao consumir medicações diferentes concomitantemente e com alguns alimentos que podem comprometer sua eficácia. “É o momento de tirar dúvidas”, concluiu a responsável Técnica da Farmácia Municipal, Mariah Amaral El Jurdi.

 

O atendimento no Consultório Farmacêutico será feito por 15 farmacêuticos da Rede Municipal de Saúde capacitados pelo Conselho Federal de Farmácia com o curso “Cuidado Farmacêutico no SUS”. O horário de funcionamento vai ser das 8h ao meio-dia e das 13h às 16h30, com agendamento prévio, respeitando as prioridades.

 

Para o secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, o Consultório Farmacêutico vai melhorar a efetividade do tratamento indicado pelo médico. “O sucesso do tratamento para pela administração e o armazenamento correto do medicamento”, afirmou.

 

O prefeito do município, Samuca Silva, afirma que este é mais um investimento na Rede Pública de Saúde. “O Consultório Farmacêutico vai garantir um atendimento inédito e importante à população de Volta Redonda. O uso racional dos medicamentos evita o desperdício e promove a saúde”.

 

Por Secom/VR, com foto Evandro Freitas.

 

PUBLICAÇÃO

Login (2)

Entrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim