Imprimir

Cello Encounter leva espetáculo à Igreja São Sebastião, no Retiro

Espetáculo levou concerto,  dança, exposições de arte, masterclasses e workshops para população de Volta Redonda

 

Na noite deste sábado, dia 10, aconteceu o último dia do 25º Rio Internacional Cello Encounter. Dessa vez, a apresentação da Orquestra de Cordas de Volta Redonda, com a presença de grandes nomes internacionais e nacionais do cenário musical, foi na Igreja São Sebastião, no bairro Retiro. Quem esteve no local pode apreciar um pouco do maior festival de violoncelos do Brasil, com homenagens a grandes nomes da música como Heitor Villa Lobos, Led Zeppelin e Clara Schumann.

 

 

A Maestrina Sarah Higino, que comandou a regência da Orquestra de Cordas, disse que no festival teve professores das grandes universidades americanas, da Inglaterra e um time brasileiro do mais alto nível. “São gerações que se comunicam, onde nunca estiveram juntos e estão fazendo musica de qualidade. É importante também destacar que esses professores trazem para os alunos conhecimento técnico musical. Nesses três dias tivemos programações diferentes, com gêneros musicais diferentes, com o objetivo de fazer com que a população aprenda a gostar dos vários gêneros musicais que a musica pode oferecer”, enfatizou Sarah. 

 

Cello Encounter leva espetáculo à Igreja São Sebastião, no Retiro

 

Idealizado pelo violoncelista David Chew, desde sua primeira edição, em 1964, o Cello Encounter trás em sua programação além de concertos, espetáculos de dança, exposição de arte, masterclasses e workshops.

 

“Em Volta Redonda essa parceria musical foi consolidada há vários anos, dado o interesse em promover o encontro de gerações entre professores convidados e os jovens músicos do projeto Volta Redonda Cidade da Música”, destacou David. 

 

Cello Encounter leva espetáculo à Igreja São Sebastião, no Retiro

 

O morador do Retiro Sergio Gonçalves disse que ficou sabendo do projeto pela missa e foi conferir de perto um pouco mais sobre o festival. “Foi tudo lindo. Fiquei encantado e pude perceber o quão importante é a música tanto para os jovens quanto para os professores. Eles estavam fazendo que realmente gostam”, disse. 

 

 

O prefeito Samuca Silva comentou que a programação e a participação de todos no evento fez um diferencial e mostra que Volta Redonda inspira todos os gêneros musicais. “ Os nossos estudantes das escolas públicas aprendem música de qualidade com os melhores professores. A Orquestra de Cordas fez um espetáculo que conquistou o público durante o festival”, afirmou. 

 

Por Renan Ferreira com fotos de Evandro Freitas - Secom/VR

Share