1826 Locust Street, Bainbridge, GA 31717 +1 (212) 269-1000 support@example.com

CANTATA PARA RESENDE COMEMORA 171 ANOS DE ELEVAÇÃO DE VILA PARA CIDADE

CANTATA PARA RESENDE COMEMORA 171 ANOS DE ELEVAÇÃO DE VILA PARA CIDADE

Apresentação do Coral e Orquestra de Câmara da UCP, sob regência de maestro resendense,na Igreja Matriz.

 

Em comemoração aos 171 anos de elevação de Resende da categoria de Vila para Cidade, a Prefeitura Municipal promoverá uma cantata na Igreja Matriz, situada na Praça Oliveira Botelho, no Centro, neste sábado, dia 13. A “Cantata para Resende”, organizada pela Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda (FCCMM), será realizada pelo Coral e Orquestra de Câmara da UCP (Universidade Católica de Petrópolis), sob a regência do maestro resendense Antônio Gastão. A apresentação começará às 18h, com o programa de três composições do regente nascido em 1962. O evento é aberto ao público.

 

 

O repertório da celebração inclui as seguintes composições: Stabat Mater, com a solista Michele Ramos; Haec Dies II, com as solistas Michele Ramos e Isabella Limonge; e Cantata pelos 200 anos de Resende (2001), com as solistas Michele e Manolo Bittencourt. A cantata tem a sequência: Abertura; Invocação; Os Puris; Os Bandeirantes; e Os Imigrantes. O presidente da Casa da Cultura, Thiago Zaidan, relembrou um pouco sobre os episódios históricos.

 

— Vamos comemorar um marco histórico importante do nosso município, bem como a chegada da missão bandeirante em 1744. Em 1747, ficou estabelecido o Curato de Nossa Senhora da Conceição do Campo Alegre da Paraíba Nova. Em 1756, com o crescimento da agricultura e estratégica localização, o povoado passou a ser categoria de Freguesia. No dia 29 de setembro de 1801, tornou-se Vila de Resende. Na época, a localidade foi impulsionada pela economia cafeeira. No dia 13 de julho de 1848, por meio do decreto número 438, Felisberto Caldeira Brant Pontes, que era Visconde de Barbacena e presidente da Província do Rio de Janeiro, resolveu a elevação de Vila para Cidade de Resende. O Auto de Proclamação ocorreu no dia 27 de agosto do mesmo ano, no Paço da Câmara Municipal. Esta é uma parte da nossa rica história, que merece um acontecimento memorável! – destacou.

 

CANTATA PARA RESENDE COMEMORA 171 ANOS DE ELEVAÇÃO DE VILA PARA CIDADE

 

Thiago Zaidan reforçou que concerto irá celebrar a data comemorativa com uma proposta diferenciada, agregando música clássica no Centro Histórico do município. “Acho muito importante que o público tenha acesso à música clássica! O concerto será dentro da igreja, como costuma acontecer em cidades de Minas Gerais. É uma grande oportunidade para a população assistir a uma linda apresentação de coral e orquestra em Resende”, salientou.

 

Há 18 anos, a Cantata pelos 200 anos de Resende foi apresentada na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), durante festa do Poder Legislativo do Município. Vale lembrar que no dia 29 de setembro é comemorado o aniversário da fundação de Vila de Resende. 

 

 

Estéfano Cruz

Rede Social

Visitantes on-line

Temos agora 2751 visitantes on-line

Estatísticas

Acessos
531468

Login do cliente

Contatos

Endereço: Rua Pedro Maria Neto, 17/101 - Aterrado - Volta Redonda-RJ.

Telefone: (24) 3025-6224.

Comercial (24) 98808-6413.

WhatsApp: (24) 98112-6920. 

Cron Job Iniciado